
Com o objetivo defacilitar a implementação dos programas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participaram nessa quarta, 28, e quinta-feira, 29, do IV Encontro Nacional de Unidades de AVC e I Encontro da Linha de Cuidado do AVC, em Brasília (DF). O encontro discutiu estratégias de implementação e qualificação dos serviços, além daspolíticas públicas existentese o passo a passo para aplicá-las.
O evento contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas),Ministério da Saúde (MS), especialistas e gestores de saúde, para debater as melhores estratégias e modelos de sucesso no país, abrangendo prevenção, atendimento na fase aguda e reabilitação.
"Este evento faz parte do compromisso do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), com o fortalecimento da política de cuidado do AVC e com a expansão do Samu 192. É importante lembrar sobre a dificuldade de regulação e que as ambulâncias iam de hospital em hospital até algum hospital aceitar aquele paciente, olha a virada de página na história da urgência e emergência que essa política traz para população", explicou o coordenador-geral da Rede de Urgência do MS, Felipe Reque.
O coordenador acrescentou que há 20 anos foi criada a política do Samu, conseguindo organizar a rede de urgência e emergência nos territórios. "A chegada do Samu talvez seja a política do SUS mais bem avaliada e demandada pela população brasileira, trazendo benefícios para a linha de cuidado do AVC. O nosso compromisso, e temos trabalhado nisso, é de 100% de cobertura do Samu em todo território nacional”, ressaltou Felipe Reque .
Segundo a enfermeira da Gerência do Sistema de Urgência e Emergência da SES-TO, Adrielly Nascimento, o evento agregou conhecimento para entender os pontos de atenção desde o primeiro atendimento até a reabilitação do paciente, ressaltando a importância do tempo de qualidade para redução dos agravos/sequelas ao paciente vítima de AVC. "Irá somar na construção da linha do cuidado do AVC no Tocantins, contribuindo para um melhor subsídio e apoio técnico à saúde do Estado, levando assim mais conhecimento para as equipes, fortalecendo as políticas públicas de saúde da rede de urgência e emergência do Estado”.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 27°