
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na tarde dessa quinta-feira, 29, um treinamento sobre ostomia para os profissionais da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e da Diretoria de Assistência Especializada. O workshop ocorreu na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o objetivo de levar os profissionais a vivenciar na prática a rotina de um paciente ostomizado e melhorar a atuação profissional.
A ostomia é uma cirurgia em que é criado um percurso de saída alternativo para as fezes ou a urina. Pode ser temporária ou permanente, dependendo de cada caso. Durante o treinamento, a enfermeira Gabriela Vieira abordou sobre os cuidados com o paciente, os tipos, a qualidade e a utilização das bolsas de ostonomia, o que trata a Portaria nº 400, e quais orientações devem ser repassadas aos pacientes como a troca e a limpeza da bolsa. “Nosso objetivo é mostrar a vivência dos pacientes ostomizados e o desafio para quem vive com esta prótese”.
“Saímos deste treinamento com outra visão. É uma experiência in loco viver o que o paciente vive se colocar no lugar do outro. De como é fazer o descarte das fezes, fazer a troca da bolsa, entender melhor a fase de adaptação que não existe”, ressaltou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO, Thais Farias.
A assistente social Iris Martins falou da importância da capacitação. “Todos nós profissionais precisamos ser capacitados para melhor atender os pacientes. Dar a eles o melhor atendimento e uma qualidade de vida melhor”.
“Foi importante, uma experiência única e impactante, saber como é a rotina de um paciente ostomizado; e também prazeroso porque me faz refletir no campo de atuação, é importante buscarmos mais informações para melhor atender os pacientes”, frisou a assistente social Eniciane Nunes de Sousa Santos.
Portaria
Segundo a Portaria nº 400 do Ministério da Saúde a pessoa que vive com um estoma no Brasil tem o direito de receber gratuitamente suas bolsas e adjuvantes pelos serviços de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com as prerrogativas estabelecidas na mesma.
O Tocantins dispensa uma quantidade maior do que a portaria determina. De maio a agosto de 2024 foram dispensadas mais de 11 mil bolsas aos ostomizados.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 27°