
O Governo do Tocantins protocolou nesta sexta-feira, 13, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2025. No documento, a gestão estima o valor de R$ 17,4 bilhões para o próximo ano. O valor representa um crescimento de 19,86% em relação ao estimado em 2024, e está alinhado com as expectativas de crescimento econômico, controle da inflação e a realidade fiscal do Estado. O projeto foi apresentado por meio da Casa Civil e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
"O compromisso do nosso Governo é direcionar de forma eficiente os recursos para as áreas que mais impactam positivamente a vida de todos os tocantinenses. Apresentamos o projeto que tem como objetivo assegurar que em 2025 poderemos seguir fazendo uma boa gestão, atendendo as demandas e necessidades da população por meio das nossas secretarias e autarquias", destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O PLDO 2025 demonstra a projeção das metas fiscais anuais, projeção de receitas, despesas, resultados nominais e primários, além dos montantes da dívida pública para os exercícios de 2025 a 2027. Entre os principais pontos do Projeto de Lei, destacam-se o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Estadual dos últimos anos, registrando crescimento superior ao Brasil e o maior crescimento da região norte.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias considera todas as fontes de recursos, bem como também, as diversas iniciativas para promover o desenvolvimento socioeconômico, destaca o secretário do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei de Moura. “A previsão de aumento no orçamento de 2025 está alinhado com as expectativas de crescimento econômico, controle da inflação e a realidade fiscal do Estado, observando as regras legais existentes. O PLDO reflete as ações governamentais para estimular a economia, melhorar a logística e transportes de pessoas e o escoamento da produção e busca manter um ambiente de negócios atrativos e seguro para os atuais e futuros investidores privados”, pontuou.
De acordo com secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, “a entrega do PLDO 2025 pelo Governo do Estado do Tocantins destaca o esforço contínuo para manter as finanças públicas equilibradas, promover o desenvolvimento econômico e garantir a prestação de serviços essenciais à população. As projeções positivas para o PIB e desenvolvimento da economia local, juntamente com os investimentos em infraestrutura e habitação, são indicativos de um futuro promissor para o estado”, esclareceu.
Prioridades do PLDO
O documento protocolado na Aleto aponta como as prioridades do PLDO 2025 os projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável e, para isso, o Estado trabalha uma série de projetos, entre eles: a continuidade na execução do Plano Estadual de Pavimentação, Recuperação e Conservação das rodovias tocantinenses, a exemplo, a duplicação da via que liga Palmas a Luzimangues (munícipio de Porto Nacional).
Para a área da saúde, destaque para o início da construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, por meio de Parceria Público Privada (PPP), contemplando a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera; continuidade à estruturação e ampliação de hospitais gerais e regionais. Na área da educação, destaque para a estruturação de novas escolas de tempo integral. Para fomentar políticas de segurança pública, o PLDO traz ações de promoção de acesso do trabalhador ao mercado de trabalho, o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, primeira infância, povos tradicionais e originários.
Para o setor do agronegócio, tão importante para a economia tocantinense, as ações de promoção do desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária estão contempladas no projeto. O setor do Turismo será fomentado e fortalecido através da realização de eventos turísticos, tais como temporada de praias, visitas ao Jalapão, Parque Estadual do Cantão, Serras Gerais, lago e grandes rios.
Para o cidadão, a ampliação da oferta de serviços públicos por meio de Unidades Administrativas Integradas (Pronto) facilita o atendimento. Além disso, reserva recursos para amenizar o déficit do regime próprio de previdência e do sistema de proteção dos militares.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado do Tocantins é um instrumento essencial para a gestão fiscal e orçamentária, estabelecendo as prioridades e metas da administração pública estadual para o próximo exercício financeiro. Em cumprimento o que determina a Constituição Estadual e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) (Lei Federal Complementar nº 101/2000), a LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Compareceram à Assembleia Legislativa para protocolar o documentos o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o titular da pasta da Fazenda, Donizete Silva; do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura; além dos secretários Executivos da Casa Civil, Sebastião Neuzin e do Planejamento e Orçamento, José Pedro Dias Leite.
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 20° Máx. 31°