
Em todo 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aproveita a data para reforçar a necessidade de garantir o cuidado humanizado sem eventos adversos. O tema deste ano, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), éMelhorar o diagnóstico para a segurança do pacientee o lema éFaça certo, Torne seguro!.
A data foi criada pela OMS, que conta com o apoio daAgência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), que vem reforçando a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
A enfermeira da Gerência de Vigilância de Riscos/Núcleo de Segurança do Paciente (GVR/NSP) do Hospital Geral de Palmas (HGP), Patrícia Cavalcanti explicou que,"asegurança do paciente é um pilar essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Eventos adversos, como erros de medicação, infecções hospitalares e quedas, podem ter consequências graves, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos pacientes”.
“O Dia Mundial da Segurança do Paciente serve como um lembrete anual da necessidade contínua de melhorar práticas e processos para minimizar riscos e proteger os pacientes. A implementação de práticas seguras deve ser uma prioridade contínua em todos os níveis de atendimento à saúde. No intuito de ofertar uma assistência segura e de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde, o HGP desenvolve na rotina diária diversas iniciativas que buscam prevenir riscos e eventos adversos", complementou a enfermeira.
Ações nos hospitais
No Hospital Geral de Palmas (HGP), em comemoração à data, oNúcleo de Segurança do Paciente (NSP) realiza de 17 a 19 deste mês ações nos períodos vespertino e noturno, com as equipes das três unidades recém-inauguradas(unidade de pós-operatório de média e alta complexidade, unidade do AVC e unidade de internação rápida). Além de apresentar a função e as ações desenvolvidas peloNSP, os servidores também receberão capacitação do Protocolo de Identificação Segura.
No Hospital Regional de Araguaína (HRA), ocorrem as ações de 17 a 19que fazem parte da2ª Semana de Segurança do Paciente, com intuito de focar naconscientização de profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementaçãodas práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.
A responsável pelo NSP/HRA,Patrícia Oliveira destacou que as ações serão realizadas por meio de rodas de conversas nos setores e alas com material didático. "Dentre os assuntos abordados estão a cirurgia segura e protocolo para prevenção de infecção do sítio cirúrgico; higienização das mãos; e prevenção de lesão por pressão, no uso e na administração de medicamentos”, finalizou.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 27°