
No mês dedicado à saúde bucal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca a importância dos cuidados odontológicos para puérperas e recém-nascidos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo palestras e atendimentos especializados. No Tocantins, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) é pioneiro por instalar um consultório de odontologia em suas dependências, reforçando o compromisso com a saúde bucal dessa população.
Conforme a coordenação do setor, o acompanhamento realizado é vital para prevenir problemas a curto e longo prazo. As orientações recebidas durante a amamentação ajudam a evitar complicações como fissuras mamárias e mastite, bem como problemas futuros, como cáries e dificuldades na fala. A detecção precoce de condições como o freio lingual curto permite intervenções que não só facilitam o aleitamento materno, mas também previnem problemas posteriores.
Em 2024, foram mais de 7 mil orientações. Dentre os recém-nascidos examinados, foram realizados mais de 500 procedimentos, incluindo frenectomias e exodontias de dentes neonatais.
Também só este ano, 400 gestantes de alto risco foram examinadas, com mais de 600 procedimentos realizados, como profilaxias, raspagens, exodontias e restaurações. O tratamento de doenças bucais durante a gestação é essencial, contribuindo para a redução do risco de parto prematuro, do nascimento de recém-nascidos com baixo peso e de pré-eclâmpsia.
O diretor-geral da unidade hospitalar, Fernando Pinheiro de Melo, ressalta que, com esse suporte aos pacientes, o Governo do Tocantins promove não apenas o bem-estar imediato, mas também um futuro saudável dos pacientes. “Os cuidados odontológicos durante a gestação são fundamentais tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Manter a saúde bucal em dia é essencial. Se você está grávida ou planeja engravidar, não se esqueça de incluir o dentista no seu plano de cuidados de saúde”, pontua.
Responsável pelo setor de odontologia do HMDR, a cirurgiã-dentista Letícia Priori destaca a relevância do atendimento. “Os cirurgiões dentistas desempenham um papel fundamental na saúde da mulher e do futuro bebê”, reforça.
A paciente Jaqueline Alves Magalhães, de 24 anos, revela ter ficado surpresa ao saber do atendimento. “Gostei do acompanhamento, muito importante esses cuidados também com a questão odontológica, desde agora que estou esperando meu bebê. Não imaginava que teria esses serviços aqui. Vim do Maranhão, porque lá não tem, só fazem os exames normais do pré-natal”, declara.
Residente em Alvorada, a paciente Távila Cristina dos Santos Sousa afirma estar satisfeita com o atendimento que recebeu no Hospital e Maternidade Dona Regina. “Não sabia que tinha esse atendimento odontológico aqui dentro do hospital. Foi maravilhoso saber deste serviço e ver o meu filho ser atendido pela dentista aqui logo ao nascer. Saímos daqui já sabendo como está a saúde odontológica do nosso filho. Todos os profissionais foram atenciosos e cuidadosos com cada detalhe. Foi tudo maravilhoso, eu só tenho a agradecer”, conclui.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 22° Máx. 29°