
A hanseníase, doença que afeta pele e nervos periféricos e é causada pela bactériaMycobacterium lepraeou bacilo de Hansen, teve em 2024, 836 novos casos confirmados no Tocantins. A fim de conscientizar a população sobre essa doença é realizada, anualmente, a campanha Janeiro Roxo e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apoia as ações de conscientização realizadas pelas secretarias municipais de saúde, que disponibilizam o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a coordenadora estadual do Programa de Hanseníase da SES-TO, Márcia Faria Silva, a Pasta já solicitou que os municípios intensifiquem as ações de conscientização. “Orientamos que neste mês, as secretarias municipais de saúde realizem mais atividades de prevenção à hanseníase”.
Ainda segundo a técnica da SES-TO também está previsto a divulgação de podcast com esclarecimentos sobre a doença para a população. “Este projeto terá participação das secretarias de estado da saúde e educação, além da Universidade Federal do Tocantins, e está incluso no programa Saúde na Escola, proposto pelo Ministério da Saúde (MS)”.
Sinais e sintomas da doença
A população deve ficar atenta às seguintes alterações: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)
Tratamento e prevenção
A hanseníase tem cura, e o tratamento é gratuito, feito nas unidades básicas de saúde. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico, sendo o tratamento via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.
A hanseníase não pode ser totalmente prevenida. Para suas formas mais disseminadas, é aplicada a vacina BCG, que é dada aos contatos mais próximos do paciente de forma a evitar que se infectem.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 22° Máx. 29°