
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) abriu oficialmente o ano letivo de 2025 na manhã desta quarta-feira, 29, durante transmissão ao vivo e pronunciamentos realizados por meio da plataforma Palmas Home School, na internet. A abertura foi conduzida pela secretária da Semed, Débora Guedes, pela secretária-executiva pedagógica Maria Diniz, com participação da primeira-dama de Palmas e secretária de Assistência Social, Polyanna Siqueira Campos. Na parte da tarde cada unidade educacional segue com atividade no modo presencial.
A transmissão foi direcionada para mais de 6 mil profissionais, lotados nas 83 unidades escolares do município de Palmas. Débora Guedes abriu a transmissão dando as boas-vindas aos servidores da educação de Palmas, em especial aos professores que, segundo ela, são fundamentais neste momento. “Palmas tem um grande potencial, olhando para o quadro de servidores, vemos o quanto somos capazes”, salientou.
Ao enaltecer o trabalho dos servidores, a secretária ressaltou que quer uma relação de proximidade, de modo a conhecer ainda mais de perto cada escola, com estratégias assertivas de suporte, para que se desenvolva um trabalho conjunto, com maior precisão. Já Maria Diniz complementou dizendo: “Eu mesma quero estar nas escolas semanalmente, sentindo as necessidades de perto e somando nas soluções”.
Ainda de acordo com Débora Guedes, entre os principais desafios a serem enfrentados neste ano de 2025 está a melhora do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e no de alfabetização, bem como a efetividade da educação inclusiva, uma das principais bandeiras desta gestão, dentre outros. Inclusive o evento teve interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo professor Francisco da Paz, que compõe a equipe de educação inclusiva da Semed.
Polyanna Siqueira Campos reforçou o empenho em melhorar cada vez mais a educação municipal, que é prioridade na gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos. “Acredito muito que juntos, abraçando essa causa, teremos melhores índices e traremos a Palmas um padrão de excelência nacional”, pontuou.
A programação contou ainda com a palestra ‘Construindo pontes para um ensino transformador na educação inclusiva’, guiada por Guilherme Mota, técnico da Educação Especial da Semed.
No período vespertino as unidades educacionais seguem com atividades conduzidas pelos gestores, de modo presencial. Durante os próximos dias cada equipe escolar planeja suas ações pedagógicas e administrativas para o ano letivo corrente.
Texto:Aline Belous/Semed
Edição:Denis Rocha/Secom Palmas


Palmas - TO Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital
Palmas - TO Após vendaval, Prefeitura de Palmas retira mais de 250 toneladas de galhadas do Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura executa tapa-buracos na Rua 37, Avenida D e Avenida Araguaia, no Jardim Aureny III
Palmas - TO Em parceria com a Prefeitura, Palmas Shoes + Fashion começa nesta sexta-feira, 16
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na Ação Emergencial no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas restaura telhados de mais de 160 casas após vendaval no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação
Palmas - TO Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026
Palmas - TO Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mín. 22° Máx. 28°