
Com o objetivo de nortear o processo de planejamento das ações de vigilância e controle de algumas doenças causadas por parasitas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove entre os dias 26 de fevereiro e 15 de março, em Palmas, a 20ª Reunião Anual de doença de Chagas e Leishmaniose Visceral.
Para o encontro, estão sendo convidados os profissionais responsáveis pela Investigação Epidemiológica e pelo Controle Vetorial, com vistas à investigação oportuna pela detecção do risco de transmissão destas doenças em cada um dos 139 municípios.
Na ocasião, os profissionais da Pasta apresentarão a avaliação das metas atingidas em 2023, relativas às atividades de vigilância e controle destes dois agravos de saúde pública, bem como de forma participativa será orientado a construção do plano de trabalho para a execução das mesmas no decorrer de 2024, razão pela qual é indispensável a presença de todos os convidados, objetivando desta forma o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.
Os interessados em participar, podem se inscrever por meio do linkhttps://forms.gle/KR1pYdLgS2xAJBga6até o dia 20 de fevereiro. Para se certificar das datas e horários, orienta-se conferir os anexos com a programação abaixo.
Dados
Em 2023, o Tocantins registrou 92 casos da leishmaniose visceral e nenhum óbito. Já a leishmaniose tegumentar, o Estado apresentou 305 casos e um óbito. Sobre a doença de chagas, o Tocantins busca alinhar com os municípios o registro das notificações dos dados, que até o momento ainda não estão atualizados.
Leishmanioses
Há dois tipos de leishmanioses, a Tegumentar que pode ser identificada através de feridas na pele alguns dias após a picada do mosquito e a Leishmaniose Visceral, uma doença infecciosa que atinge os órgãos internos e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.
Doença de Chagas
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°