
Com o objetivo de valorizarasmanifestações culturais e religiosas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), foi uma das apoiadoras do 2º Festejo de Yemanjá, realizado na manhã deste domingo, 23, na Praia da Graciosa, em Palmas. O evento foi promovido pela Associação das Casas de Culto Afro-Brasileiras do Tocantins (Afeccamto) e pelo Ilé de Odé e Oyá.
O festejo teve início com uma carreata saindo da casa do pai William de Odé, no Jardim Aureny II, reunindo fiéis e simpatizantes que seguiram em cortejo até a Praia da Graciosa, onde foram realizados rituais religiosos e a tradicional entrega de presentes a Yemanjá, orixá das águas salgadas, conhecida como a Mãe dos Filhos Peixes, símbolo de acolhimento, fertilidade e proteção.
O secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, destacou o compromisso da gestão municipal com a promoção da diversidade e do respeito às tradições religiosas.
“O prefeito Eduardo Siqueira Campos nos deu total liberdade para apoiar esse evento, pois entende que Palmas é uma cidade diversa, que respeita e valoriza todas as manifestações culturais e religiosas. A Seirdh está de portas abertas para continuar fortalecendo essas iniciativas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, disse.
A presidente da Afeccamto, mãe Carol, agradeceu o apoio da Prefeitura de Palmas, destacando a importância da representatividade e do envolvimento de gestores públicos nesse tipo de evento. “É muito gratificante ver o reconhecimento e o apoio da Prefeitura a essa celebração tão importante para nossas comunidades. Mas além do suporte institucional, é essencial ressaltar o papel das casas de culto que se mobilizaram e tornaram possível a realização desse grande evento. Este festejo é fruto da nossa união, da nossa fé e da nossa resistência.”
O Festejo
Essa foi a segunda edição do Festejo de Yemanjá em Palmas, consolidando-se como um marco na preservação e fortalecimento das tradições afro-brasileiras no Tocantins. O evento também contou com apresentações culturais, cânticos e celebrações que reforçaram o respeito à diversidade e à liberdade religiosa na Capital.
Texto: Malena Mota
Edição: Iara Cruz


Palmas - TO Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
Palmas - TO Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas
Palmas - TO Cantata de Natal leva acolhimento, cultura e arte ao Caps AD III em Palmas
Palmas - TO USF Walterly Wagner retoma atendimentos após entrega de reforma com foco na assistência da zona rural de Palmas
Palmas - TO Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de tempestades
Palmas - TO Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano
Palmas - TO Tráfego de veículos é liberado em trecho recém-pavimentado de acesso à região norte de Palmas
Palmas - TO Prefeitura recolhe entulhos em avenidas centrais, no Lago Sul e em Taquaruçu Grande
Palmas - TO Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 Mín. 21° Máx. 27°