
Para verificar o andamento da obra da Casa da Mulher Brasileira de Palmas, a secretária-executiva da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bianca Logrado, e a secretária municipal da Mulher, Solange Duailibe, visitaram o espaço nesta sexta-feira, 28. A Casa, construída pela prefeitura da Capital para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, está praticamente pronta, com 98% da obra concluída.
Com investimento de R$ 6.752.057,12, sendo mais de R$ 1 milhão de contrapartida da Prefeitura de Palmas e o restante proveniente de recursos do Ministério das Mulheres, a obra teve início em maio de 2023 e está prevista para ser entregue até o final do mês de março. O espaço está localizado na quadra ACSE-90 (902 Sul), na Avenida NS-02.
Com mais de mil metros quadrados de área construída, toda a parte de infraestrutura interna, além de estacionamento e jardinagem, já foi concluída. A equipe finaliza os serviços de pintura externa para receber equipamentos e mobiliários.
A secretária-executiva da Infraestrutura e Obras Públicas, Bianca Logrado, enfatizou a importância da entrega da obra. “O prefeito Eduardo Siqueira tem solicitado celeridade e prioridade na execução das obras municipais. A Infraestrutura cuidou de toda a parte operacional da construção e estamos muito felizes em vê-la praticamente pronta, faltando apenas alguns detalhes. Todo o espaço foi pensado e estruturado para o melhor acolhimento e atendimento das mulheres”, afirmou.
Referência em serviços
A Casa da Mulher Brasileira será um centro de referência que oferecerá uma série de serviços especializados e multidisciplinares, incluindo atendimento psicossocial, jurídico e de saúde a mulheres vítimas de violência e seus dependentes.
Entre as facilidades que a unidade contará, destacam-se o acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, cartórios, Ministério Público, Defensoria Pública, sala de reconhecimento de agressor, uma brinquedoteca e um alojamento de passagem, além de uma central de transportes.
A secretária Solange Duailibe destacou que a Casa é uma grande conquista. “É um equipamento público que realmente vem para mudar a vida das mulheres palmenses. Nessa visita técnica, a gente visualiza essa reta final da obra e a possibilidade real da casa entrar em funcionamento com todo esse suporte de políticas públicas, proteção e enfrentamento à violência doméstica”, frisou a Secretária, que esta semana esteve em Curitiba (PR), onde conheceu a CMB da capital paranaense, uma referência nacional.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz





Palmas - TO Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
Palmas - TO Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas
Palmas - TO Cantata de Natal leva acolhimento, cultura e arte ao Caps AD III em Palmas
Palmas - TO USF Walterly Wagner retoma atendimentos após entrega de reforma com foco na assistência da zona rural de Palmas
Palmas - TO Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de tempestades
Palmas - TO Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano
Palmas - TO Tráfego de veículos é liberado em trecho recém-pavimentado de acesso à região norte de Palmas
Palmas - TO Prefeitura recolhe entulhos em avenidas centrais, no Lago Sul e em Taquaruçu Grande
Palmas - TO Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 Mín. 21° Máx. 27°