
Os trabalhadores de campo das secretarias municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) e de Zeladoria Urbana de Palmas participaram, na manhã desta quinta-feira, 13, da palestra ‘Chão de Fábrica: Trabalhadores contra a Violência’, ministrada pelo representante do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Gutemberg Raposo.
Realizada pelo TJTO, por meio do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM) e do seu programa Em PAZ, o foco do encontro no pátio do anexo das pastas antes do início dos trabalhos das equipes foi para promover, no ambiente de trabalho, o debate sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar.
Gutemberg Raposo destacou que a proposta da roda de conversa é conscientizar e sensibilizar os colaboradores acerca das leis vigentes sobre os direitos das mulheres, auxiliando no rompimento do ciclo de violência. “A mensagem é o combate à violência doméstica, em especial contra a mulher. Incentivar hábitos de prevenção à saúde dos trabalhadores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. O ambiente doméstico indo bem, todos os outros setores, social, público e de trabalho, vão bem”, explicou.
A secretária-executiva da Seiop, Bianca Logrado, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para fortalecer o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores. “Nós tivemos essa preocupação em trazer esse assunto tão importante, principalmente para as servidoras, porque é uma pauta que deve ser tratada de forma constante, não só no mês da mulher. Com essa ação, a gestão municipal está tendo o cuidado de trazer esse conhecimento e orientações aos nossos colaboradores, fortalecendo o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores de campo”, pontuou.
A servidora Neide da Silvia ficou atenta às orientações. “Estou na Infraestrutura desde 2017 e é a primeira vez que participo de um encontro para falar de um assunto tão importante como esse. Aprendi muito sobre a Lei Maria da Penha e também sobre o que é realmente violência”, destacou.
O servidor Edvaldo Reis também falou sobre a importância do evento. “Informação nunca é demais. Violência reflete o comportamento humano. Precisamos ficar atentos aos sinais”, concluiu.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz




Palmas - TO Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital
Palmas - TO Após vendaval, Prefeitura de Palmas retira mais de 250 toneladas de galhadas do Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura executa tapa-buracos na Rua 37, Avenida D e Avenida Araguaia, no Jardim Aureny III
Palmas - TO Em parceria com a Prefeitura, Palmas Shoes + Fashion começa nesta sexta-feira, 16
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na Ação Emergencial no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas restaura telhados de mais de 160 casas após vendaval no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação
Palmas - TO Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026
Palmas - TO Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mín. 22° Máx. 28°