
Com o objetivo de orientar gestantes e seus acompanhantes sobre o momento do parto, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) promoveu na quarta, 19, o Curso Preparatório para o Parto. A iniciativa segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e é coordenado pela Equipe Matricial de Humanização do hospital.
No curso gratuito, que acontece todo mês, são abordados temas como sinais do trabalho de parto; quando ir para o hospital; o que fazer se a bolsa romper; a importância do trabalho de parto para o bebê; indução do parto normal e quando são indicadas as cesáreas.
Interessadas em participar devem se inscrever pelo telefone (63) 3218-7790 a partir do penúltimo mês da gestação. A modalidade presencial acontece no HMDR, ocasião em que são realizadas as visitas guiadas na unidade hospitalar.
A fisioterapeuta pélvica Carolina Barrionuevo destacou que, “o curso é fundamental para esclarecer dúvidas sobre o trabalho de parto e apresentar a estrutura do hospital às futuras mães. Nosso objetivo é orientar as gestantes em todo o processo, mostrando como funciona a assistência no HMDR e incentivando o parto normal sempre que possível, por ser a opção mais segura para mãe e bebê”.
Para a comerciante Géssika Magalhães, grávida de seu primeiro filho, André, a experiência foi enriquecedora. “Eu achei muito importante a iniciativa. A fisioterapeuta nos informou como compõe a equipe de pré-parto do Dona Regina, o que tem na maternidade para assistir as mulheres. E a gente vem criando uma mentalidade de que o parto cesáreo é mais fácil, e o curso traz pra gente a realidade de que não é só uma cirurgia, mas sim que ele veio para salvar vidas, e não pra ser a nossa primeira opção. Enquanto que o parto normal é melhor tanto para a mãe, quanto para o bebê”.
Curso
O Curso Preparatório para o Parto é ofertado desde 2017 e no formato presencial. No período da pandemia, a unidade hospitalar continuou oferecendo o treinamento para as gestantes no formato online.
As aulas presenciais estão sendo retomadas gradativamente, mantendo a opção virtual para quem não puder comparecer e atende mulheres de todo o Estado. O conteúdo do curso é o mesmo nos dois formatos.
As inscrições estão abertas o ano todo e cada gestante é direcionada para a turma conforme sua data provável do parto. Além das aulas, as participantes são adicionadas a um grupo de WhatsApp, onde podem continuar trocando informações e tirando dúvidas com a equipe.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°