
Dentro das ações estratégicas do Governo do Tocantins para propiciar um atendimento de qualidade e reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), nesse sábado, 22, e domingo, 23, um mutirão na especialidade de urologia, com 18 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que fizeram procedimentos de ureterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea, pielolitotomia videolaparoscópica, uretero flexíveis e ressecção endoscópica de próstata.
“Eu quero agradecer o Hospital Regional de Augustinópolis por promover essa cirurgia de remoção de cálculo renal. Ano passado fui para a emergência e aguardava fazer esse procedimento. Eu achei que precisaria fazer duas cirurgias porque tinha três pedras. Mas o hospital proporcionou uma cirurgia que proporciona a retirada de pedras e cálculos renais maiores, então puderam tirar todas no mesmo procedimento. Quero agradecer também aos médicos especialistas por isso, estou muito feliz porque deu tudo certo”, afirmou a paciente do HRAUG, Alana Géssica Xavier.
“Estamos realizando mensalmente as cirurgias eletivas tão aguardadas por nossos pacientes, que não apenas aliviam a dor, como também melhoram a sua qualidade de vida. Neste mutirão em especial foram realizadas mais de 15 cirurgias urológicas, entre elas a de nefrolitotomia percutânea. Graças aos investimentos do Governo do Tocantins, por meio da SES-TO, em equipamentos de alta qualidade, está sendo possível realizar esses procedimentos no nosso hospital. Isso representa um avanço significativo na saúde pública da nossa comunidade”, afirmou a diretora-geral do hospital, Vilma Jovino.
O médico do HRAUG, José de Ribamar, relatou que foram realizadas 18 cirurgias urológicas minimamente invasivas com atenção para litíase renal, que são reterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea e pielolitotomia videolaparoscópica, essas duas últimas feitas pela primeira vez na unidade de saúde, sendo um sucesso.
Dados
De outubro de 2021 a 23 de março de 2025, o Governo do Tocantins já retirou 50.625 pessoas da fila de espera da Central Estadual de Regulação. Só este ano, foram 3.015 cirurgias em todo o estado.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°