
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realiza na quarta-feira, 2 de abril, a primeira etapa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) em Augustinópolis. Os interessados em participar podem fazer as inscrições nolink.
A 4ª CESTT tem os objetivos de fortalecer o debate e avançar na garantia de direitos no campo da saúde, segurança do trabalhador e da trabalhadora, e permitir que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
A proposta do evento é avaliar e estabelecer diretrizes para as políticas de saúde, visando assegurar um ambiente seguro e digno para os trabalhadores. Os eixos, política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, e a participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores, serão abordados durante o evento.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca que a participação da população é muito importante nas discussões. “A conferência norteará os gestores a entenderem as necessidades dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso é fundamental para direcionarmos as políticas públicas visando a valorização profissional dos servidores e também ofertar um atendimento cada vez mais preciso à população”, pontua.
O presidente do CES/TO, Raimundo de Sousa Morais, ressalta que a conferência é um evento inclusivo e reforça a importância da contribuição popular. “A conferência é aberta a todos os trabalhadores, gestores, secretários municipais, usuários do SUS e a comunidade em geral. A participação de todos é fundamental para debatermos políticas públicas e direcionar as ações de governo para efetivação do acesso à saúde no SUS”, salienta.
A realização do evento também conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO); da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Cronograma da 4ª CESTT
Etapas macrorregionais:
- Augustinópolis /2 de abril;
- Araguaína /4 de abril;
- Gurupi /6 de maio;
- Dianópolis/8 de maio;
- Paraíso do Tocantins/13 de maio.
Etapa estadual:
- Palmas/10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Etapa nacional:
- Brasília/DF /18 a 21 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Programação em Augustinópolis
7h30 - Credenciamento e acolhimento;
8h - Coffee break;
8h30 - Mesa de abertura;
9h - Exibição do vídeo da 5° Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Produção da CGVISAT/MS;
9h15 - Mesa Redonda - Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano;
10h50 – Debate;
11h55 - Orientações sobre a divisão em grupo;
12h – Intervalo;
13h30 - Trabalho em grupo (por eixo até cinco propostas);
15h - Plenária final;
16h - Eleição dos delegados;
18h - Encerramento.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°