
Durante a solenidade de inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, realizada nesta sexta-feira, 28, o prefeito Eduardo Siqueira Campos, ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do governador Wanderlei Barbosa, destacou o compromisso da capital tocantinense com a segurança e o bem-estar feminino. O ponto central do discurso foi a inauguração de um espaço especializado no acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Eduardo Siqueira Campos enfatizou que a iniciativa, que reúne delegacia da mulher, casa de passagem, brinquedoteca e assistência jurídica e psicológica, serve de “exemplo para o Brasil. Aqui, as forças do estado e do município se unem em um único objetivo: acolher e proteger”, declarou, citando um caso recente de tentativa de feminicídio ocorrido no Tocantins. “Permitam-me que eu preste uma homenagem em relação à dor e ao sofrimento de toda a família da Delvânia Campello. Estamos aqui por vocês e as medidas cabíveis serão tomadas para que este caso não fique impune”.
Ainda durante a solenidade, o prefeito assinou o Decreto N.º 2.678, que institui a Patrulha Maria da Penha no âmbito do Município de Palmas. Uma viatura já está à disposição para atender as demandas relacionadas exclusivamente à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A Casa da Mulher Brasileira em Palmas, está localizada na Quadra ACSE-90 (902 Sul), Avenida NS-02, e ocupa uma área de 6.825 m², com 1.349,48 m² de área construída. O investimento total é de R$ 6,6 milhões, sendo mais de R$ 1 milhão de contrapartida da Prefeitura de Palmas e o restante oriundo do Ministério das Mulheres.
Durante a solenidade de entrega, a ministra da mulheres, Cida Gonçalves, destacou os serviços que estão disponíveis no local. “É importante dizer que aqui na Casa estão nove serviços especializados. Serviços que são do governo do estado, do município, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça. Nós vamos ter ainda a patrulha da Maria da Penha na unidade e vamos estar com todos os serviços que a Lei Maria da Penha prevê. Nós vamos estar com quase 400 profissionais atuando aqui na Casa da Mulher Brasileira”, detalhou.
Palmas: do marco histórico à Capital da sustentabilidade
Eduardo Siqueira Campos relembrou a fundação de Palmas em 1989, ressaltando o impacto transformador da cidade no desenvolvimento do Tocantins. Ele celebrou os avanços em áreas como mortalidade infantil, analfabetismo e infraestrutura, que colocaram a região em posição de destaque no cenário nacional.
O prefeito também comemorou o recente reconhecimento de Palmas como a ‘Capital da sustentabilidade’ da região Norte, atribuindo o título ao trabalho conjunto do governo e da sociedade.
Emoção e gratidão
O discurso foi marcado por momentos de emoção, com o prefeito compartilhando desafios pessoais e expressando gratidão pelo apoio da população. Ele homenageou Maria Rosa, mãe do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e a sua mãe, Aureny Siqueira Campos, mulheres que deixaram um legado na história do Tocantins.
Texto: João Lino Cavalcante
Edição: Denis Rocha


Palmas - TO Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital
Palmas - TO Após vendaval, Prefeitura de Palmas retira mais de 250 toneladas de galhadas do Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura executa tapa-buracos na Rua 37, Avenida D e Avenida Araguaia, no Jardim Aureny III
Palmas - TO Em parceria com a Prefeitura, Palmas Shoes + Fashion começa nesta sexta-feira, 16
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na Ação Emergencial no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas restaura telhados de mais de 160 casas após vendaval no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação
Palmas - TO Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026
Palmas - TO Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mín. 22° Máx. 28°