
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) promoveu no sábado,29, mais uma visita guiada com o objetivo de formar novos voluntários para atuação no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação foi coordenada pelo setor de Humanização e visa buscar uma saúde mais humanizada e integrada.
Durante a visita guiada que ocorre uma vez por mês, os futuros voluntários recebem orientações detalhadas sobre normas, comportamentos adequados, protocolos de segurança, controle de infecção hospitalar e cuidados com os pacientes. Após o curso, os participantes recebem um link para cadastro, onde enviam seus dados e seus documentos. Só então é emitido o crachá de identificação que dá acesso às áreas de atuação.
Atualmente, 420 pessoas compõem o quadro de voluntários do HGP. Interessados em se inscrever ou para outras informações podem enviar mensagens para o (63) 3218-7898.
Durante a atuação, os voluntários podem contar histórias, ler livros, levar mensagens bíblicas, cantar, tocar instrumentos, fazer orações ou apenas conversar com pacientes e acompanhantes trazendo conforto e até contribuindo com o processo de recuperação. Além dos leitos, há também atividades realizadas na capela do hospital, organizadas por igrejas e grupos comunitários.
Segundo a enfermeira do setor de Humanização do HGP, Lisy Mota da Cruz Rocha, a visita guiada promove um ambiente acolhedor e humanizado. “Ela é, na verdade, uma formação prática que permite aos interessados conhecerem de perto os espaços onde poderão atuar como voluntários, passando pelas alas de internação e pela clínica médica, finalizando na capela. É uma forma de conectar a comunidade externa aos pacientes internados”, destacou.
Para a dona de casa Cleciane Camelo de Sousa, ser voluntária foi uma decisão inspirada na experiência de sua mãe que foi acolhida por um voluntário. “Sempre tive o sonho de realizar esse trabalho, desde quando presenciei a mãe sendo acolhida por um voluntário durante a sua internação no hospital. Conheci o projeto por meio da igreja e decidi expandir a missão de levar conforto aos que precisam”, enfatizou.
A psicóloga Lais Ariane Tarissio falou do seu desejo de atuar como voluntária. "O que me levou a fazer o curso de voluntária foi o desejo de trazer acolhimento às pessoas, oferecer escuta ativa e levar um atendimento mais humanizado. Muitas vezes, o que elas mais precisam é serem ouvidas e acolhidas. Quero poder proporcionar essa leveza em um momento tão difícil", informou.
Visita guiada
A capacitação existe desde a fundação do HGP e, antes, ocorria em um auditório. Com a reformulação em 2023, passou a acontecer no formato de visita guiada, tornando-se mais dinâmico e efetivo.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°