Terça, 17 de Fevereiro de 2026
22°

Tempo nublado

Paraíso do Tocantins, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins inicia implantação de sistema biométrico avançado em Núcleos de Identificação

Além de Palmas, outras estações de atendimento já estão operando com o novo sistema; serviço deve ser instalado em todas as regionais do estado

02/04/2025 às 13h44
Por: Gazeta de Paraíso Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Implantação do novo sistema integra a modernização dos serviços públicos - Foto: Divulgação
Implantação do novo sistema integra a modernização dos serviços públicos - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), está implementando nos municípios tocantinenses o novo formato biométrico para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O processo é realizado por meio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), eliminando a necessidade de apresentar fotografia 3x4, a coleta de impressões digitais e a assinatura manual. Os dados serão capturados diretamente no sistema digital durante o atendimento.

No Tocantins, além da capital Palmas, outras estações de atendimento já estão operando com o novo sistema, distribuídas nos municípios de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Formoso do Araguaia e Gurupi. Além da região sul do estado, o serviço está sendo expandido para a região norte, no município de Araguaína; e para o extremo-norte, na região do Bico do Papagaio, abrangendo as cidades de Araguatins e Tocantinópolis. A previsão é que o serviço seja implantado em todas as regionais de atendimento do estado, distribuídas entre núcleos de atendimentos e delegacias de Polícia Civil.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explica que a expansão dos serviços visa não apenas modernizar o atendimento, mas também proporcionar maior comodidade aos cidadãos. “Com essas estações já em funcionamento, conseguiremos otimizar os serviços, proporcionando mais conforto e agilidade. O sistema moderno facilita o processo para o cidadão”, ressalta a diretora.

A implantação do novo sistema integra a modernização dos serviços públicos e está alinhada às diretrizes nacionais para a unificação do documento de identidade em todo o território brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias