
O Governo do Tocantins adquiriu sete consultórios oftalmológicos para atendimentos de urgência e emergência em oftalmologia nas unidades geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Os aparelhos serão utilizados para exames complementares em oftalmologia para detectar etratar doenças como: corpos estranhos, hemorragia intraocular, descolamento de retina e coróide, luxação do cristalino, tumores intravenosos e extraoculares e outras patologias. O investimento é de aproximadamente R$ 700 mil.
“Estes equipamentos serão distribuídos de acordo com as demandas e porte das unidades hospitalares, de forma que, estrategicamente, toda a população tocantinense seja beneficiada. Com isso, possibilitamos que as pessoas sejam atendidas perto de sua casas, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
As unidades atendidas até o momento foram o Hospital Geral de Palmas (HGP); Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). “Agradeço ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, por estar sempre buscando ampliar os serviços para a população. Os aparelhos beneficiarão os usuários que necessitam deste atendimento específico, reduzindo o tempo de espera e garantindo a segurançae melhor atendimento nos procedimentos realizados no HRA", afirma a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
“É um grande avanço para Araguaína e toda a região, uma vez que o HRA é responsável pelo atendimento desde Guaraí até o Bico do Papagaio. Esses aparelhos oftalmológicos irão agilizar o atendimento aos pacientes e permitir a ampliação de outros tipos de tratamento. Ainda não chegaram todos, mas já foram adquiridos pela SES e, em breve, serão encaminhados ao hospital microscópio cirúrgico, facoemulcificador e Yag-laser assim como novos instrumentais cirúrgicos para ampliarmos a quantidade de procedimentos”, afirma a oftalmologista do HRA, Rita Silveira.
O HGP recebeu dois aparelhos, que foram instalados no pronto-socorro pediátrico e na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e segundo o diretor-geral da unidade, Iatagan Barbosa, os equipamentos tem proporcionado mais conforto e melhor assistência aos pacientes ao mesmo tempo que facilita o trabalho das equipes de oftalmologia. "Quem ganha é sempre a população que utiliza o Sistema Único de Saúde”.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°