
Cerca de 342 alunas matriculadas na rede municipal de ensino receberam óculos de grau, por meio do Projeto Mutirão Oftalmológico, que disponibilizou atendimento e exames especializados gratuitos em oitos escolas distribuídas pela Capital. Ação social é fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Liga de Desenvolvimento Social (LSD). As entregas aconteceram nesta quinta, 10, e sexta-feira. 11.
As etapas de exames oftalmológicos ocorreram em fevereiro e 3.500 alunas foram atendidas. E na tarde desta sexta, 11, foi a vez das estudantes das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, e Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), receberem os aparelhos.
A diretora da ETI Margarida Lemos, Marla Cristina Rocha, ressaltou que 459 alunas foram atendidas com os exames oftalmológicos, e dessas, 33 foram diagnosticadas com a necessidade do uso dos óculos. “Ficamos felizes por sermos uma das escolas contempladas. Porque estamos dentro de uma comunidade que tem muita vulnerabilidade social e a entrega tem um significado especial para essas crianças. Além disso, quando a criança tem dificuldade de enxergar, ela sofre impacto também no processo de aprendizagem”.
Quem se emocionou com o primeiro contato com o óculos foi a estudante da ETI Margarida, Sophia Vitoria Sales, de 11 anos. No momento da entrega, ela afirmou que já vinha enfrentando dificuldades de aprendizagem por conta da visão e estava ansiosa para receber o seu primeiro óculos de grau.
Um dos organizadores do projeto e membro da LSD, Flávio Módulo, afirmou que existem muitos dados científicos que mostram que mais de 80% das crianças que têm um rendimento escolar baixo têm muita ligação com a saúde oftalmológica. Ele destacou ainda que após a fase de exames clínicos, quando identificadas patologias severas na visão, as crianças são encaminhadas para o processo cirúrgico.
Parceiros
São parceiros também da iniciativa, além da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e da Mulher (Semup) e a Fundação Municipal da Juventude (FJP).
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha

Palmas - TO Tráfego de veículos é liberado em trecho recém-pavimentado de acesso à região norte de Palmas
Palmas - TO Prefeitura recolhe entulhos em avenidas centrais, no Lago Sul e em Taquaruçu Grande
Palmas - TO Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025
Palmas - TO Um Conto de Natal e Papai Noel emocionam com mensagem de união entre as pessoas em Taquaralto
Palmas - TO Noite de autógrafos celebra protagonismo infantil e incentivo à leitura na ETI Cora Coralina
Palmas - TO Prefeitura de Palmas reforça manutenção de estradas vicinais durante período chuvoso
Palmas - TO Com a conclusão de reforma e ampliação, Unidade de Saúde da Arne 53 retoma atendimentos
Palmas - TO Prefeitura de Palmas intensifica serviço de tapa-buracos em diversas regiões da cidade
Palmas - TO Obra de requalificação do acesso à Região Norte de Palmas entra na fase de pavimentação asfáltica Mín. 21° Máx. 27°