
O serviço de hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas (HGP) completou, na terça-feira, 29, a marca de 25 mil procedimentos de hemodinâmica realizados. O local possui 13 anos de funcionamento, com uma equipe qualificada, que promove qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse período, foram realizados fundamentalmente procedimentos de cateterismo, angioplastia, arteriografia da vascular, angioplastia da vascular, endoprótese aórtica, estudos eletrofisiológicos, ablações por radiofrequência de arritmias, marca-passos, arteriografias cerebrais, embolização de aneurisma cerebral e, ultimamente, desde 2024, os procedimentos de válvula aórtica (TAVI), tornando o Tocantins, um dos poucos estados brasileiros a oferecer o procedimento pelo SUS.
O médico cardiologista intervencionista, Andrés Sánchez, responsável pelo setor destacou que, “completamos 25 mil procedimentos, um volume significativo, o que nos permitiu manter a fila zero de cateterismo e angioplastia. Graças aos investimentos do Governo do Tocantins, estamos com dois equipamentos novos de hemodinâmica e ecocardiograma. São tecnologias de ponta, de alto custo, que operacionalizadas por uma equipe qualificada, beneficiam toda a população atendida pelo SUS”.
“Celebramos o índice e reforçamos o compromisso do Governo do Tocantins em seguir ampliando serviços e investindo em tecnologia para beneficiar a população usuária do SUS. Isso impacta nos processos de trabalho das equipes e na promoção da qualidade de vida da população, que é a prioridade do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.
Segundo o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, “nosso serviço é referência no estado e tem feito grande diferença na vida de diversos pacientes. O serviço dispõe de uma equipe qualificada na assistência, oferecendo o atendimento integral de acordo com a necessidade de cada paciente”.
O paciente Pedro de Amoacir Dantas, de 64 anos, morador do município de Lajeado, foi um dos atendidos e realizou o procedimento de angioplastia na terça-feira, 29. “Estou muito agradecido por ter conseguido fazer esse procedimento, pois eu sentia muita falta de ar e dor no peito; e graças ao mutirão, consegui fazer pelo SUS e já recebi alta no outro dia. Estou me sentindo bem graças a Deus, recebi todo cuidado da equipe e espero que, agora, eu possa viver melhor”, afirmou.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°