
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio da Hemorrede Tocantins, divulgou o calendário de coleta de sangue programado para o início do mês de maio, com os objetivos de reforçar os estoques e incentivar a população a doar regularmente. As atividades incluem coletas externas a partir desta terça-feira, 6, e a campanha de cadastro de medula óssea em locais estratégicos, ampliando o acesso e a participação dos voluntários.
“Os nossos estoques estão sempre precisando de doações e as ações externas levam a Hemorrede para mais próximo do doador, que em alguns casos não tem condições de se deslocar até uma unidade de coleta. Pedimos a todos que fiquem atentos aos locais e datas, e participem, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas”, destaca a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.
As ações de coleta externa serão realizadas em Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira; na Unitins câmpus Palmas, nesta quarta-feira, 7;e na Mapple Bear, em Palmas, nesta quinta-feira, 8, no período matutino. Já o cadastro de medula óssea ocorre na Unitins, em Palmas, nesta quinta-feira, 8, no período noturno.
Requisitos para doação
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (com consentimento dos responsáveis para menores de 18), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem realizado doações antes dos 60 anos.
É importante que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não esteja em jejum, não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de seis meses. Grávidas e lactantes também estão temporariamente impedidas de doar. A aptidão à doação é avaliada individualmente durante a triagem no hemocentro.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°