
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), participou na manhã desta quarta-feira, 21, de uma reunião com o Sindicato Rural de Gurupi e diversos órgãos fiscalizadores. O objetivo foi alinhar as ações para coibir maus-tratos a animais durante a tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária de Gurupi, que acontece no próximo domingo, 25.

Além da Prefeitura e do Sindicato Rural, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). As diretrizes seguem recomendações do Ministério Público, visando garantir um evento seguro e dentro das normas legais.

Medidas de proteção e fiscalização durante o evento
Entre as ações conjuntas que serão colocadas em prática estão: Instalação de pontos de apoio ao longo do trajeto, com presença de veterinários e fiscais; Veículos de suporte para remoção e transporte de animais em caso de maus-tratos; Paradas técnicas para hidratação e descanso dos animais; Ampliação da estrutura de embarcadores ao final do trajeto para escoar rapidamente os animais após o evento; Fiscalização intensificada e aumento no número de profissionais capacitados.
As recomendações aos participantes incluem a proibição do uso de esporas pontiagudas, embocaduras agressivas, chicotes com pontas cortantes, sobrecarga nos animais, jornadas exaustivas, negligência e abandono. Também será exigido atestado de sanidade animal e exames negativos para anemia infecciosa equina e mormo. Animais com doenças ou lesões não poderão participar.

Compromisso e parceria pelo bem-estar animal
O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou que o evento representa uma força conjunta entre diversos órgãos. “Estamos nos unindo para oferecer um grande evento com segurança. A Cavalgada tem uma importância cultural e econômica para Gurupi, mas também precisamos garantir que seja segura para todos, inclusive para os animais. Cada órgão tem um papel e, juntos, vamos assegurar uma festa bonita e bem organizada”, declarou.
Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, ressaltou o foco no cuidado com os animais. “Teremos uma cavalgada exuberante, mas com muita responsabilidade. O aparato é grande, com a Prefeitura e vários órgãos comprometidos em garantir o bem-estar animal. Teremos veterinários, fiscais, pontos de apoio, tudo pensado para um evento seguro e bem conduzido”, disse.

Representando o Sindicato Rural, Thiago Sales, falou em nome do presidente João Victor Stival e frisou as medidas que serão implementadas pela organização. “Teremos tendas com veterinários ao longo do percurso, além de seguranças e apoiadores equipados com rádios para acionar a polícia em caso de irregularidades. Também haverá paradas para hidratação dos cavalos e aumento do número de embarcadores ao final do evento. Esperamos que esta seja mais uma vez a cavalgada mais bonita do Estado”, afirmou.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel W. Costa, destacou o trabalho de integração e fiscalização. “Todos os órgãos estarão envolvidos até as 22h de domingo. A Polícia Militar estará presente para garantir a segurança e apoiar a fiscalização. Reforço que os participantes cuidem bem dos animais, pois, após a cavalgada, os que forem encontrados amarrados próximo a bares ou em situação irregular terão os proprietários autuados e os animais recolhidos”, frisou.
Grupo de trabalho para a Cavalgada
Como parte dos esforços para garantir a organização e segurança da Cavalgada, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e a Diretoria de Posturas, instituiu um grupo de trabalho específico para o evento.
O grupo, criado em resposta às recomendações do Ministério Público, já realizou três reuniões com participação dos seguintes órgãos: Diretoria de Posturas; AMTT; Diretoria de Meio Ambiente; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; Adapec; e Sindicato Rural.
O secretário da pasta, Eremilson, concluiu que a atuação conjunta reforça o comprometimento da gestão municipal em promover um evento tradicional que respeite a legislação e os direitos dos animais, ao mesmo tempo em que oferece segurança e organização ao público.
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 22° Máx. 28°