
Vinte produtores rurais da região dos assentamentos São João e Mariana estiveram na manhã desta quarta-feira, 28, na unidade experimental da Fazendinha na Agrotins, para uma capacitação sobre mandiocultura, ministrada pelos técnicos da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi). Na ocasião aprenderam sobre produção de manivas, ou seja, quando utilizam pedaços de caule de plantas adultas saudáveis.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Serviços do Interior, Major Negreiros, a capacitação tem como objetivo incentivar o pequeno produtor a produzir mandioca numa pequena área e de forma integrada.
“Nós fornecemos assistência técnica, desde análise do solo, transporte de calcário, radiação, e a produção da farinha, para que o produtor tenha em um pequeno espaço uma cultura integrada com as demais”, disse, acrescentando que os agricultores usarão a Casa da Farinha, para produção e comercialização do produtos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM).
“A capacitação sobre a cultura da maniva chegará também para produtores rurais dos assentamentos Novo Progresso e Piabanha”, assegurou Major Negreiros.
Visita Guiada
Durante a visita guiada, os produtores receberam orientações técnicas, sobre o plantio da mandioca, e como combater as pragas de forma eficiente e com eficácia de forma mecanizada e de baixo custo. Os produtores também conheceram os setores produtivos da unidade, desde a estrutura da agricultura, bovina-cultura, piscicultura, cultivo protegido, mudas, frutas, e, principalmente, o plantio de manivas.
O produtor rural Getúlio Vieira dos Santos disse que conhecer novas técnicas de plantio com transferência de tecnologia é uma experiência muito rica. “Eu respiro isso aqui, é uma oportunidade de produzirmos de forma sustentável e ainda ter uma renda com a produção de farinha”, concluiu.
Sentimento compartilhado pela produtora Elzirene Rodrigues dos Santos, que já trabalha com o plantio de mandioca, mas no sistema antigo sem acompanhamento técnico. “Muito gratificante estar aqui e poder contar com a assistência técnica da Prefeitura, e conhecer de perto o projeto do plantio de manivas”, disse.
O engenheiro agrônomo da Seasi, Luiz Machado, esclarece que a área de mandioca produzida na Fazendinha, tem um material de alta qualidade genética e fitossanitária. “Estamos produzindo nessa área e transferindo tecnologia aos pequenos produtores para que eles tenham alta produtividade numa área pequena, tudo acompanhado pela nossa equipe de assistência técnica”, frisou.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha

Palmas - TO Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital
Palmas - TO Após vendaval, Prefeitura de Palmas retira mais de 250 toneladas de galhadas do Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura executa tapa-buracos na Rua 37, Avenida D e Avenida Araguaia, no Jardim Aureny III
Palmas - TO Em parceria com a Prefeitura, Palmas Shoes + Fashion começa nesta sexta-feira, 16
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na Ação Emergencial no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas restaura telhados de mais de 160 casas após vendaval no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação
Palmas - TO Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026
Palmas - TO Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mín. 22° Máx. 28°