Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
28°

Tempo nublado

Paraíso do Tocantins, TO

Geral Tocantins

Educação do Tocantins tem melhor taxa de frequência escolar da Região Norte do Brasil

Levantamento foi feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP)

29/05/2025 às 21h29
Por: Gazeta de Paraíso Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Tocantins é o 1º da região Norte e 7º no ranking nacional - Foto: Divulgação/Seduc
Tocantins é o 1º da região Norte e 7º no ranking nacional - Foto: Divulgação/Seduc

O Tocantins alcançou uma marca importante no Ranking de Competitividade dos Estados 2024, elaborado peloCentro de Liderança Pública (CLP)e divulgado na quarta-feira, 28. O estado é o primeiro colocado da Região Norte nos indicadores de frequência escolar no Ensino Médio. O estado ocupa o 7º lugar no ranking nacional, duas posições acima em relação a 2023.

No Ensino Fundamental, o desempenho também foi expressivo. O Tocantins saltou do 21º para o 13º lugar, uma evolução de oito posições. Esses indicadores consideram a frequência líquida, ou seja, a proporção de crianças e adolescentes em idade escolar adequada que estão, de fato, matriculados e frequentando a escola.

A conquista reflete uma série de investimentos do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em políticas públicas que garantem o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Um dos destaques é a bolsaPresente, PROFE!, que oferece apoio financeiro para estudantes do Ensino Médio que estudam em tempo integral, como incentivo à frequência e à conclusão dos estudos.

Além disso, os cursos técnicos e profissionalizantes, oferecidos pela rede estadual tornam a escola mais atrativa ao alinhar ensino com oportunidades de futuro. A ampliação das escolas de tempo integral e doPrograma Jornada Escolar Ampliadatambém contribui para manter os jovens mais tempo na escola, com atividades complementares que fortalecem o aprendizado.

Outros programas estratégicos vêm fortalecendo o combate à evasão escolar no estado. OBusca Ativa Escolaratua na identificação de estudantes infrequentes ou fora da escola, garantindo o retorno e a permanência por meio de ações articuladas com a rede de proteção social. Já oPrograma de Recomposição das Aprendizagensoferece suporte pedagógico aos estudantes com defasagem no aprendizado, especialmente os afetados pela pandemia da Covid-19.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que os números são resultado de uma política educacional coerente e centrada nas pessoas. “Trabalhamos para garantir que os estudantes estejam não apenas na escola, mas aprendendo com qualidade. A bolsa ‘Presente, PROFE!’, a educação integral e os cursos profissionalizantes são estratégias que valorizam o estudante e dialogam com sua realidade. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias