
Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Palmas destaca o trabalho desenvolvido no Ecoponto de Pneus, unidade da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que atua na coleta e destinação correta de pneus inservíveis. Somente entre janeiro e maio deste ano, o Ecoponto encaminhou mais de 720 toneladas de pneus usados para reciclagem, evitando que o material de longa decomposição seja descartado de forma irregular na cidade.
Localizado na região sul, no Setor Industrial de Taquaralto, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e recebe pneus de borracharias, empresas de transporte, órgãos públicos e da população em geral, apenas de Palmas. A população pode entrar em contato pelo telefone (63) 3212-7412 para outras dúvidas sobre o descarte de pneus no Ecoponto. Lá, a triagem e o armazenamento são feitos por uma equipe de seis pessoas, sob supervisão do engenheiro civil e responsável técnico do Ecoponto, João Marques.
“O descarte irregular é crime ambiental e pode causar sérios danos à saúde pública, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya”, alerta João Marques. Ele explica que os pneus recebidos são organizados em galpões e, de duas a três vezes por semana, são enviados a cooperativas recicladoras, por meio da Reciclanip – entidade que representa fabricantes e importadores, conforme prevê a Resolução Conama 416/1999.
O destino final depende do tipo de pneu: os maiores são encaminhados para o estado de São Paulo; os menores, para o Distrito Federal ou Goiás. Após o processamento, o material é transformado em tapetes de carro, massa asfáltica e até combustível para indústrias de cimento.
Para Marques, o papel da comunidade é essencial. “Convido todos a fazerem a sua parte. O Ecoponto está aberto e preparado para receber esses materiais. Vamos manter Palmas limpa e cuidar do nosso meio ambiente”.
Rotina consciente
Empresários do setor também reconhecem a importância do trabalho. É o caso de Gilbert de Paula Ferreira, de 30 anos, proprietário de uma borracharia em Palmas. “Tenho uma sala específica para guardar pneus inservíveis. O meu fornecedor já recolhe e leva diretamente para o Ecoponto, com toda a documentação necessária. Antes, eu até pagava por isso, mas não tinha segurança sobre o destino final”, conta.
Gilbert afirma que descarta, em média, 200 pneus por mês e reforça a responsabilidade ambiental. “Vejo muito pneu sendo jogado em lotes baldios. Isso prejudica a cidade. Quem faz o descarte correto não perde nada e ainda ajuda a proteger o futuro do planeta”, finaliza.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Wédila Jácome



Palmas - TO Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital
Palmas - TO Após vendaval, Prefeitura de Palmas retira mais de 250 toneladas de galhadas do Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura executa tapa-buracos na Rua 37, Avenida D e Avenida Araguaia, no Jardim Aureny III
Palmas - TO Em parceria com a Prefeitura, Palmas Shoes + Fashion começa nesta sexta-feira, 16
Palmas - TO Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na Ação Emergencial no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas restaura telhados de mais de 160 casas após vendaval no Jardim Taquari
Palmas - TO Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação
Palmas - TO Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026
Palmas - TO Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto Mín. 22° Máx. 29°