
Na busca por resgatar os jovens não vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), realiza, neste sábado, 7, simultaneamente nos 139 municípios tocantinenses, o Dia D de vacinação contra a doença. O foco da ação são os jovens entre 15 e 19 anos, e a meta é chegar a uma cobertura vacinal de 90% de um total de mais de 50 mil pessoas.
O secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima, destaca que a vacinação é uma estratégia segura de promoção da saúde pública, essencial para a proteção pessoal e da sociedade como um todo. “Pedimos a todos os pais que levem seus filhos para se imunizarem e, assim, garantir um futuro mais saudável para eles”, enfatiza.
A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Sena, reforça que a campanha busca ampliar a cobertura vacinal e prevenir as doenças associadas à infecção pelo HPV. “Por isso, é muito importante que os jovens procurem uma das UBSs [Unidades Básicas de Saúde], que estarão abertas durante o sábado. Todos os 139 municípios do Tocantins estão mobilizados para o evento. Na oportunidade, também estará disponível a vacinação contra Influenza e outros imunizantes”, salienta.
A estratégia de resgate orientada pelo Ministério da Saúde (MS) é devido ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos e abrange 121 municípios brasileiros. A vacinação passou a ser distribuída no país em 2014 e muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Em 2024, verificou-se que sete milhões de jovens brasileiros não foram vacinados contra o HPV, na faixa etária entre 15 a 19 anos.
HPV
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato pele a pele e sexual. Os tipos mais associados ao câncer são o HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. Alguns tipos do vírus podem causar doenças, como: verrugas genitais e cânceres de vulva, vagina, ânus, pênis e de orofaringe (garganta, boca e língua).
Vacina
A vacina HPV quadrivalente é uma suspensão injetável, fornecida em frasco-ampola de dose única, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a medida mais eficaz para se prevenir contra a doença que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e que também pode ser transmitida durante o parto, passando da mãe para o bebê.
Normalmente, o público-alvo da campanha contra o HVP é composto por meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, e mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea, ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Cobertura
Em 2024, o público-alvo de imunização contra o HPV no Tocantins tinha um total de 50.338 adolescentes e o estado atingiu em 90,78% a cobertura vacinal do público feminino e 74,21% masculino.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°