
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reuniu, nessa quarta-feira, 11, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas, representantes de todos os setores culturais para ouvir demandas, sugestões e propostas que irão subsidiar a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).
Durante a escuta pública, mais de 15 artistas e fazedores de cultura de áreas como literatura, música, teatro, audiovisual, dança, cultura popular, artesanato, cultura cigana, entre outros, fizeram uso da palavra e apresentaram contribuições, defendendo as necessidades e as singularidades de seus segmentos. A diversidade das manifestações artísticas presentes mostrou o quanto a escuta pública é um momento positivo e necessário para o fortalecimento da política cultural no estado.
A escuta é parte de um processo democrático e participativo que busca fortalecer o diálogo com quem produz arte e cultura, para garantir que os recursos cheguem de forma justa e eficaz às diversas expressões culturais do estado. “Nós do Governo do Tocantins, por meio da Secult, estamos muito felizes com essas escutas e tudo que ouvimos aqui. O objetivo é ouvir vocês e construir editais cada vez melhores”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro.
A presidente da Comissão Permanente de Editais e gerente de Convênios da Secult, Simone Moura, enfatizou que a escuta ativa é fundamental para o aperfeiçoamento da Pnab no Tocantins. "As escutas são momentos essenciais para ouvir as necessidades reais dos territórios e construir editais que reflitam essas demandas", pontuou.
Participação ativa e contribuições dos setores culturais
Com uma trajetória de mais de quatro décadas tocando na noite palmense, o músico Toninho Borges foi uma das vozes que representaram os profissionais da música durante a escuta. Em seu pronunciamento, o artista relatou as dificuldades enfrentadas por artistas que atuam em bares e espaços populares para acessar editais públicos de cultura.
“O músico da noite não consegue nem sequer fazer uma proposta, imagine participar de um edital. É preciso simplificar. Muitos dos nossos colegas não têm acesso à faculdade, mas isso não significa que não sabem escrever ou criar”, salientou.
Durante participação na escuta, o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins (Fetac), Kaká Nogueira, reforçou a necessidade de políticas culturais sensíveis às diferentes realidades dos fazedores de cultura tocantinenses. “É fundamental fortalecer toda a cadeia produtiva das artes com recursos adequados a cada realidade”, declarou.
As contribuições colhidas durante o encontro serão analisadas e utilizadas na construção do plano de aplicação de recursos da Pnab, ferramenta que vai orientar a distribuição dos recursos federais nos próximos ciclos da política no Tocantins, que será plurianual. A proposta é garantir que as ações estejam alinhadas às demandas dos diversos segmentos culturais do estado.
Também estiveram presentes no evento a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski; o presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC/TO), Elpídio de Paula; o superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins, Alessandro Lopes; demais conselheiros do CPC/TO, artistas de diversas áreas, e participantes via YouTube.
Tocantins Em noite de celebração, livro “Histórias que eu não contei” é lançado em Taquaruçu
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins realiza abertura oficial da Teia Tocantins 2025
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, exposição Circo Pra Nós! celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu
Tocantins Secult realiza programação cultural e atendimentos para artesãos durante programa Tocantins Presente, em Miracema
Tocantins Governo do Tocantins é classificada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual e garante R$ 12 milhões para fortalecer e impulsionar a produção cultural no estado
Tocantins Em Aguiarnópolis, MovCEU proporciona imersão tecnológica, leitura e cadastros de artesãos no Dia D Aliança pela Primeira Infância
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, evento Teia Tocantins 2025 será realizado de 12 a 14 de dezembro, em Palmas
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios Mín. 22° Máx. 29°