Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
25°

Tempo nublado

Paraíso do Tocantins, TO

Geral Tocantins

Agência de Metrologia apreende quase 300 produtos durante ações de fiscalização no comércio

Visitas técnicas ocorreram nos municípios de Cariri do Tocantins, Dueré e Peixe

18/06/2025 às 11h05
Por: Gazeta de Paraíso Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Panelas são produtos certificados e devem ter o selo do Inmetro - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Panelas são produtos certificados e devem ter o selo do Inmetro - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) realizou, nas duas primeiras semanas de junho, ações de fiscalização nos municípios de Cariri do Tocantins, Dueré e Peixe.

Durante o período, foram verificados 2.218 produtos, sendo que 293 apresentaram irregularidades, como a ausência do selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e foram apreendidos. A Agência confiscou 280 adaptadores de tomadas e 13 panelas metálicas.

“O trabalho da área de qualidade da Agência de Antropologia é fundamental para a harmonia nas relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade”, destaca o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa.

A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre os requisitos das normas ou regulamentos técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco.

Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão panelas, brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias