
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas
A segunda noite do 24º Arraiá da Amizade, realizada nesta sexta-feira, 20, foi marcada por muita emoção, beleza cênica e riqueza cultural com as apresentações das quadrilhas do grupo estilizado. O público lotou a arena montada no estacionamento do shopping de Gurupi para prestigiar os espetáculos que encantaram pela criatividade e qualidade artística.

A primeira a se apresentar foi a junina Império Nordestina, com o espetáculo “Do Ouro de Aluvião, se Reluz uma Paixão”. A narrativa retratou o ciclo do ouro na fictícia cidade de Maracá, onde um amor proibido nasce em meio à opressão dos garimpos liderados pelo autoritário Senhor Colombo. Isaías, um garimpeiro humilde, é desafiado a escalar a temida Montanha de Maracá e trazer ouro guardado pela mística Mãe do Ouro para ter o direito de viver seu amor com Helena, filha do comandante do garimpo. Um enredo que mistura resistência, folclore e romantismo.

Em seguida, foi a vez da junina Tradição Matuta, que trouxe uma homenagem ao Rei do Baião com o tema “Sob o Luar do Sertão, memórias dançam à volta do Rei do Baião”. A história começa com Karolina, que reza a Padre Cícero para reviver a alegria do forró. Em resposta, o museu de Luiz Gonzaga ganha vida e juntos eles dançam e revivem o amor eterno sob o luar do sertão. O ponto alto foi a transformação simbólica de “Assum Preto” em “Asa Branca”, culminando em um casamento abençoado por figuras emblemáticas como Lampião e Maria Bonita. Uma inovação do grupo foi a execução ao vivo das músicas, com uma banda acompanhando cada cena no palco.

Encerrando a noite, a junina do CEM Bom Jesus apresentou ao público “Consciência: uma voz de esperança”, trazendo uma mensagem de alerta sobre a destruição do meio ambiente causada pelo comportamento humano. Através da representação dos elementos terra, água, fogo e ar, o grupo incentivou a reflexão sobre empatia, respeito e responsabilidade ambiental.

A prefeita Josi Nunes destacou a beleza e a profundidade das apresentações e reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura. “Foi uma noite inesquecível! As quadrilhas trouxeram enredos fortes, emocionantes e belíssimos. Estamos vendo aqui o resultado de muito talento e dedicação. A cultura junina é viva em Gurupi, e nossa gestão tem investido para que ela seja cada vez mais valorizada. Ver esse público todo aqui nos alegra e mostra que o povo aprova e participa da festa”, declarou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, comemorou o sucesso do evento e a expressiva participação do público nas duas primeiras noites. “Estamos extremamente felizes com o resultado. Já batemos recorde de público, a organização tem sido elogiada e ainda temos mais duas noites pela frente. Neste sábado e domingo, teremos a competição estadual de quadrilhas, que pela primeira vez sai da capital e é realizada aqui em Gurupi. Isso é um marco para a nossa cidade e um reconhecimento da força da nossa cultura”, destacou.
Público aprova o evento

O estudante Fabiano Morais, que acompanhou as apresentações, fez questão de destacar a organização e o nível das juninas. “Eu sou apaixonado por festa junina, tenho raízes nordestinas e ver espetáculos como esses me emociona. A organização está impecável, tudo muito bonito. Já vim ontem e estarei presente nas quatro noites”, disse.
A nail designer Iris Fonseca também elogiou a estrutura e disse ter ficado encantada. “Fazia dois anos que eu não conseguia vir ao Arraiá, mas esse ano deu certo e estou maravilhada. A decisão de fazer aqui no estacionamento do shopping foi perfeita. Está tudo muito bem organizado e acessível”, opinou.
A autônoma Cristina Soares destacou o valor cultural do evento. “É uma festa que resgata nossas raízes, nossas tradições. Cada quadrilha é uma aula de história, arte e emoção. Fico feliz em ver Gurupi promovendo um evento tão grandioso e bem feito”, concluiu.
Resultados

Após as apresentações o público conheceu os vencedores das competições individuais realizadas na quinta-feira, 19, e também das juninas.
Juninas de Acesso
1º Lugar – Flor de Pequi
2º Cabroeira do Norte
Rainha Mirim
Lara Sophya – Tradição Matuta
Casal Cangaço
Maria Eduarda e Vitor Gabriel – Império Nordestina
Rainha Diversidade
Ohana Barros – Império Nordestina
Casal de Noivos
Franciele Abreu e Murilo Henrique – Tradição Matuta
Rainha
Camila Gomes – Tradição Matuta
Marcador
Jhonny Macer – Império Nordestina

Juninas Estilizadas
1º Lugar – Tradição Matuta
2º Lugar – Império Nordestina
3º Lugar – CEM Bom Jesus
Além das competições, o público ainda contou com os shows de Renato Leal, Fernando Guedes, Banda Black e Luciano Lins
Premiação
As três primeiras juninas colocadas no concurso nas modalidades: Quadrilhas Estilizadas e Quadrilhas Comunidade, receberão a seguinte premiação:
GRUPO “A”- Quadrilhas Estilizadas
1º Lugar: 50% de 20 salários mínimos + troféu;
2º Lugar: 30% de 20 salários mínimos + troféu;
3º Lugar: 20% de 20 salários mínimos + troféu;
GRUPO “B” Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso.
1º Lugar: 50% de 10 salários mínimos + troféu;
2º Lugar: 30% de 10 salários mínimos + troféu;
3º Lugar: 20% de 10 salários mínimos + troféu.
Rainha do Arraiá da Amizade
1º Lugar – Trofeu + 2 salários mínimos
Marcador
1º Lugar – Troféu + 2 salários mínimos
Casal de Noivos
1º Lugar – Troféu + 2 salários mínimos
Rainha Mirim
1º Lugar – Trofeu + 2 salários mínimos
Casal de Cangaço
1º Lugar – Troféu + 2 salários mínimos
Rainha G (diversidade)
1° Lugar – Troféu
Programação:
A festa de São João de Gurupi segue neste sábado com a competição das quadrilhas estaduais, que pela primeira vez acontece fora da Capital. De Gurupi, as juninas Tradição Matuta e Império Nordestina vão competir e se apresentarão no domingo, 22.
21 de junho (sábado)
Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas – FEQUAJUTO
São João das Palmas (Palmas)
Encanto Luar (Palmas)
Matutos da Noite (Palmas)
Encanto do Luar (Araguaína)
Filhos da Boa Vista (Tocantinópolis)
Arrasta-pé do Liberdade (Palmas)
Shows: Lambasaia, Deusa, Kaçula MW, Forró Top 10
22 de junho (domingo)
Continuação do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas – FEQUAJUTO
Tradição Matura (Gurupi)
Pizada da Butina (Palmas)
Malacabados (Araguaína)
Cafundó do Brejo (Palmas)
Império Nordestina (Gurupi)
Explosão do Amor Caipira (Palmas)
Premiação do Campeonato Estadual de Juninas
Shows: Mistura Nativa, Banda Skema do Brasil, Joan Alessandro
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 22° Máx. 28°