
Para conscientizar a população sobre os tipos de câncer que podem acometer a região da cabeça e do pescoço, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove a campanha Julho Verde. O Estado oferece tratamento aos pacientes em Araguaína, na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde funciona um serviço especializado que é referência para todo o Tocantins e em 2024 realizou 444 cirurgias. Este ano até maio foram 246 cirurgias.
Dados do painel de oncologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Estado registra em média 80 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, por ano, ea médica cirurgiã do serviço de Cabeça e Pescoço do HGP, Rayla Souza, alerta as pessoas quanto aos sintomas. “É importante ressaltar que a maioria dos pacientes acometidos pelo câncer de boca e garganta fazem uso do tabaco e bebidas alcoólicas. Nos adultos, incluindo os jovens, é possível ter câncer de garganta em consequência do HPV [Human Papiloma Vírus]. Nossa orientação é quea população tocantinense fique alerta aos sinais e sintomas, que podem ser rouquidão por mais de três semanas, lesões, e nódulos no pescoço e feridas na boca".
Afisioterapeuta do HGP, Talita Brunes, explica a importância da fisioterapia em pacientes com câncer de boca. “Tem um relevante papel no atendimento aos pacientes com o objetivo de preservar, desenvolver, restaurar a integridade cinética e funcional, e prevenir alterações causadas pelo tratamento. As principais disfunções relacionadas aos tumores de boca em que a fisioterapia pode atuar são: respiratórias, dor, perda de força muscular, limitação de amplitude de movimento e funcionalidade do ombro homolateral, edemas e linfedemas de face, paralisia facial, trismo [dificuldade de abrir a boca] e lesão nervosa gerando a “síndrome do ombro doloroso”.
“Essas alterações podem ocorrer devido à tentativa de retirada completa do tumor ou de linfonodos cervicais comprometidos [esvaziamento cervical], lesionando estruturas regionais importantes como músculo esternocleidomastoideo, veia jugular interna, nervo acessório e estruturas linfáticas. O fisioterapeuta irá atuar com exercícios de mímica facial para prevenir aderências e melhorar a adaptação do paciente a nova condição, exercícios respiratórios são importantes para que o paciente reaprenda a respirar, deglutir e até mesmo falar”, acrescenta a fisioterapeuta.
O paciente Francisco Araújo Sena Filho, de 52 anos, é um dos diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)atendidos no HGP. “Após eu ir ao dentistafoi feita uma biopsia e fui diagnosticadocom câncerefiz tratamento no HGP. Em dezembro de 2022realizei a cirurgia e depois fiz 33 sessões de radioterapia, estou curado graças a Deus”.
Referência
O Serviço de Cabeça e Pescoço doHGP conta com uma equipe multidisciplinar qualificada, composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e dentistas. A unidade é referência na assistência a pacientes com câncer de cabeça e pescoço no Tocantins, oferecendo tratamento completo pelo SUS.
A unidade conta também comoGrupo de Acolhimento para Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço (Gal).A criação do Grupo de Acolhimento reforça o compromisso do HGP em oferecer não apenas tratamento médico, mas também suporte psicológico e social para garantir mais qualidade de vida aos pacientes.
Comoprevenir?
Para evitar estetipo de câncer, é necessário manter a higiene bucal em dia, os pacientes expostos aos fatores de risco devem buscar o acompanhamento regular com um cirurgião especialista. Hábitos saudáveis como abandonar o cigarro, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, usar do protetor solar e fazer check-up por meio da ultrassom na tireoide podem evitar a maioria dos cânceres de boca, laringeefaringe.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°