
Com a finalidade de fortalecer a manutenção preventiva e corretiva dos espaços culturais, integrando o conjunto de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico estadual, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Gerência de Acervos e Patrimônio, realizou uma série de levantamentos arquitetônicos em importantes edificações históricas do Tocantins, entre os meses de maio e junho.
As atividades foram iniciadas com uma visita técnica ao Museu Histórico de Arraias, local que promove o resgate da memória do município e a preservação do patrimônio, além de incentivar as atividades culturais.
Em junho, os trabalhos se estenderam a outras três edificações: o Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, que conta com pinturas tradicionais do povo Iny e um acervo de peças produzidas pelos próprios artesãos Javaé e Karajá; a Igreja de São José das Missões, localizada no povoado Missões, em Dianópolis, que abriga um valioso patrimônio religioso, histórico, cultural e social; e a Casa de Cultura de Paranã. A equipe da Secult também contou com o acompanhamento de integrantes dos respectivos governos municipais.
O Museu Palacinho, em Palmas, também recebeu visita técnica para a elaboração de relatórios fotográficos e diagnósticos. O local é reconhecido como um dos principais pontos turísticos e históricos do Estado, abrigando grande parte dos itens que compõem sua trajetória, sendo a primeira sede do Poder Executivo Estadual.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, “as manutenções garantem que as edificações continuem aptas a receber o público. O Governo do Tocantins tem muito orgulho do patrimônio histórico e arquitetônico e trabalha pela conservação das estruturas e pela preservação dos traços históricos”, afirmou, complementando que “essa é mais uma das prioridades desta gestão, em consonância com a missão que nos foi confiada pelo governador Wanderlei Barbosa ao recriar a Secult”.
Os serviços de manutenção e conservação das edificações históricas são realizados por meio do Contrato nº 11/2024/Secult, no valor anual de R$ 4.387.500,00, com recursos do Fundo Estadual de Cultura e interveniência da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura.
A arquiteta da Secult, Camila Miranda, explica que o levantamento arquitetônico é uma etapa essencial para a continuidade das ações de restauro e manutenção. “Para avançarmos com as intervenções em algumas edificações, é necessário que elas possuam projeto arquitetônico. A partir dele, se desenvolvem os demais projetos técnicos, como os elétricos, estruturais, hidrossanitários, de restauro, entre outros”, destaca.
Memorial Coluna Prestes
O Memorial Coluna Prestes, primeira edificação contemplada no contrato, está recebendo serviços de manutenção corretiva nas redes elétrica e de refrigeração, no palco do Teatro de Bolso e no calçamento externo.
Para garantir o acompanhamento técnico da obra em andamento no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, a equipe da Secult realiza visitas periódicas ao local. Desde novembro de 2024, o edifício passa por reparos estruturais internos e externos. As obras são executadas em parceria com a Agência de Transportes e Obras (Ageto), por meio da empresa contratada Dian Variedades LTDA.
A gerente de Acervos e Patrimônio da Secult, Alline Alves, reforça a importância da atuação da secretaria no processo. “Nossa presença nas etapas de execução garante que as obras respeitem as especificidades do edifício e estejam de acordo com os parâmetros técnicos e históricos necessários. A preservação do Memorial Coluna Prestes é uma prioridade, por seu valor simbólico e cultural para o Tocantins”, conclui.
Tocantins Em noite de celebração, livro “Histórias que eu não contei” é lançado em Taquaruçu
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins realiza abertura oficial da Teia Tocantins 2025
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, exposição Circo Pra Nós! celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu
Tocantins Secult realiza programação cultural e atendimentos para artesãos durante programa Tocantins Presente, em Miracema
Tocantins Governo do Tocantins é classificada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual e garante R$ 12 milhões para fortalecer e impulsionar a produção cultural no estado
Tocantins Em Aguiarnópolis, MovCEU proporciona imersão tecnológica, leitura e cadastros de artesãos no Dia D Aliança pela Primeira Infância
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, evento Teia Tocantins 2025 será realizado de 12 a 14 de dezembro, em Palmas
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios Mín. 22° Máx. 29°