Nesta sexta-feira (18), é celebrado o Dia Nacional do Trovador, data que também marca o nascimento de Gilson de Castro, conhecido como Luiz Otávio, fundador da União Brasileira de Trovadores. A trova, forma poética popular, é homenageada neste dia, comemorando sua tradição e importância cultural no Brasil.
Além de homenagear a data de nascimento de Gilson de Castro, o Dia Nacional do Trovador também reconhece a importância da trova como forma de expressão poética e cultural, preservando a história e a tradição popular.
A trova, com raízes na Europa Medieval, foi trazida ao Brasil e se tornou parte da cultura popular brasileira. A data celebra os trovadores, artistas que compõem e declamam essas poesias rimadas, mantendo viva essa tradição. O dia 18 de julho foi escolhido para homenagear Luiz Otávio, que muito contribuiu para a divulgação da trova no país.
Em 1980, ao criar o Clube dos Trovadores Capixabas, o poeta Clério José Borges fez despontar o neotrovismo, que é a renovação do movimento em torno da trova no Brasil.
Mín. 21° Máx. 36°