Terça, 29 de Julho de 2025
34°

Tempo limpo

Paraíso do Tocantins, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins torna gratuita emissão de Atestado de Antecedentes Criminais

Extinção do pagamento da taxa para emissão do documento foi publicada no Diário Oficial do Estado e já está em vigor

24/07/2025 às 10h55
Por: Gazeta de Paraíso Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Documento atesta a inexistência de condenações criminais - Foto: Hiago Muniz/Governo do Tocantins
Documento atesta a inexistência de condenações criminais - Foto: Hiago Muniz/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, revogou a cobrança da taxa para emissão da Certidão de Antecedentes Criminais (CAC). A medida foi oficializada pela Lei nº 4.761, de 11 de julho de 2025, que alterou a Lei nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001, retirando a previsão da Taxa de Serviços Estaduais (TSE) para este serviço. A extinção do pagamento foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e já está em vigor.

Com a revogação da taxa, os cidadãos passam a ter acesso gratuito a um documento frequentemente exigido em processos seletivos, concursos públicos, contratações e outras situações administrativas. Antes da mudança, o serviço era tarifado como parte da tabela de Taxas de Serviços Estaduais.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explica que a extinção da taxa para emissão da Certidão de Antecedentes Criminais é uma medida que facilita o acesso ao documento, beneficiando toda a população. “A revogação da taxa elimina um custo que muitas pessoas enfrentavam para obter a certidão, tornando o serviço mais acessível e desburocratizado. Nosso objetivo é garantir que todos tenham facilidade para emitir a documentação, sem nenhum custo”, destaca.

Certidão

A Certidão de Antecedentes Criminais é um documento que atesta a inexistência de condenações criminais transitadas em julgado para a pessoa consultada, indicando “nada consta” quando não há registros definitivos. Ela é emitida com base em dados oficiais e serve como comprovação da situação criminal do cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias