
Com objetivo de imunizar toda a população tocantinense contra o sarampo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), realiza o Dia D de vacinação contra a doença infecciosa aguda neste sábado, 9, a partir das 8 horas, em parceria com todos os 139 municípios. Todas as 323 salas de vacinação no estado já estão devidamente abastecidas com imunizantes.
A ação do Dia D de vacinação contará com a presença dos representantes da SES/TO; do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde (MS); da Prefeitura de Paraíso; da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso; da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas; da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems).
Programação
Na abertura da ação em Paraíso do Tocantins, serão visitadas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Às 8 horas, a programação ocorrerá na UBS Moacir da Paixão, localizada no Setor Santa Clara, rua do Comércio; e às 8h40, a visita será realizada na UBS Gentil Costa, no Setor Interlagos, rua L14.
Em Palmas, a programação será às 11 horas, no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Pereira Martins, que fica na Quadra 1.206 Sul.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente transmissível, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Ao ser contaminado, o paciente tem de sete a 14 dias de período de incubação e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento dos sintomas que compreendem dor no corpo e febre alta, manchas avermelhadas, tosse, coriza e conjuntivite. Podem ocorrer complicações como pneumonia, encefalite e óbito.
Esquema vacinal
O sarampo tem prevenção por vacinação disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e o esquema vacinal recomendado é:
-Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias: dose zero com a vacina dupla viral;
-Crianças de 12 meses: primeira dose (D1) da tríplice viral e, após 30 dias, segunda dose (D2) com a tetraviral (ou tríplice viral + varicela);
-Crianças de 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: segunda dose (D2) da tríplice viral, se já vacinadas aos 12 meses;
-Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se sem histórico vacinal ou com esquema incompleto;
-Pessoas de 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
-Trabalhadores da saúde: duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°