Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
22°

Tempo nublado

Paraíso do Tocantins, TO

Comemorações Homenagem

Hoje, segunda-feira(11), celebra o Dia do Advogado

A escolha dessa data remonta à história da criação dos primeiros cursos de Direito no país, que representam um marco significativo na consolidação da Justiça e do Estado de Direito no Brasil.

11/08/2025 às 10h37
Por: Ana Karla Fonte: Karla Neto
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira(11), é celebrado o  Dia do Advogado, essa data celebra a atuação profissional de advogados e advogadas, profissionais de enorme importância em nossa sociedade, pois mediam conflitos e atuam na defesa dos interesses e direitos dos cidadãos, sendo figuras fundamentais para a cidadania e democracia em nosso país.

A escolha dessa data remonta à história da criação dos primeiros cursos de Direito no país, que representam um marco significativo na consolidação da Justiça e do Estado de Direito no Brasil.

Dentro de suas atribuições, aos advogados cabe a importantíssima missão de lutar pelos direitos de cidadãs e cidadãos brasileiros, quando eles se encontram sob ameaça. Trata-se de um ofício, portanto, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.  

O acesso à Justiça é um direito fundamental do ser humano, imprescindível para o combate às desigualdades, para o fortalecimento da democracia e da cidadania e, consequentemente, para a almejada paz social.

A origem do Dia do Advogado se deu como uma homenagem à fundação dos dois primeiros cursos de Direito aqui no Brasil. Para que um advogado seja formado, ele precisa se bacharelar no curso de Direito, sendo que os primeiros cursos de Direito no Brasil só foram estabelecidos em 1827, por meio de D. Pedro I.

Esse foi um momento importante, porque permitiu que o Brasil pudesse formar os seus próprios advogados, pois até então aqueles que desejavam estudar Direito eram obrigados a estudar no exterior – a maioria dos estudantes brasileiros de Direito iam para Coimbra, em Portugal. A criação das primeiras faculdades de Direito também deu origem a outra tradição informal.

No século XIX, o curso de Direito tinha enorme prestígio e se tornou comum que no dia 11 de agosto, como forma de homenagem à fundação das faculdades de Direito, restaurantes oferecessem refeições de maneira gratuita para os estudantes do curso. As contas dos estudantes eram penduradas e eles agradeciam pelo apoio que recebiam. Essa prática fez o dia 11 de agosto também ser conhecido como Dia do Pendura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias