
O Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO), e da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou, nesta quarta-feira, 13, o 1º Encontro Estadual de Saúde Prisional, que tem como objetivo fortalecer o cuidado à saúde das pessoas privadas de liberdade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o temaConstruindo Caminhos de Cuidado: Saúde, Dignidade e Direitos no Sistema Prisional, o evento é direcionado às equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP) e responsáveis pelos Núcleos de Saúde das 24 unidades penais, situadas em 21 municípios do estado. A ação é realizada nos dias 13 e 14 de agosto, das 8 às 17 horas, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas.
A diretora da Atenção Primária da SES/TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu, destacou que o evento é fruto do compromisso do Governo do Tocantins com a promoção da equidade no cuidado, especialmente com a população privada de liberdade. “Este espaço foi pensado para fortalecer as equipes que atuam nas unidades penais, promover a qualificação técnica e ampliar o olhar sobre os determinantes sociais que impactam diretamente na saúde dessas pessoas. Acreditamos que, ao reconhecer a dignidade e os direitos de cada indivíduo, damos um passo importante na construção de um sistema de saúde mais justo, acolhedor e humanizado”, pontuou.
A enfermeira da Área Técnica de Saúde Prisional da SES/TO, Helloysa Gouveia Milhomem, ressaltou que o encontro tem como proposta evidenciar os principais agravos à saúde presentes no ambiente prisional, considerando fatores relacionados à ambiência, às condições de cuidado e à situação de vulnerabilidade da população privada de liberdade. “O evento busca, ainda, contribuir para a redução da subnotificação desses agravos no estado do Tocantins, reconhecendo que o adoecimento dessa população está fortemente associado às condições de vida e à exclusão social de grupos historicamente vulnerabilizados”, enfatizou.
O gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Dilson Rodrigues Noleto Júnior, reforçou a importância do encontro para o estado. “O evento representa uma oportunidade crucial para a qualificação e o aprimoramento dos profissionais que atuam em um ambiente tão complexo quanto o sistema prisional. Além disso, o encontro abordará assuntos importantes como a saúde mental no sistema prisional, com discussões sobre estratégias de promoção para as pessoas privadas de liberdade e profissionais da saúde prisional. Este encontro é mais do que um evento, é um passo significativo para aprimorar o cuidado, a dignidade e os direitos das pessoas em cumprimento de pena no nosso estado. Ele reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a saúde de todos, sem distinção", evidenciou.
Presenças
A abertura do encontro reuniu representantes de instituições parceiras da SES/TO, como o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems/TO); a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO); o Ministério Público do Tocantins (MPTO); a Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO); o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH); o Conselho Estadual de Saúde (CES/TO); e a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°