
Para promover a qualidade de vida da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou um mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação, realizada no último domingo, 17, beneficiou 15 pacientes, entre adultos e crianças, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins.
“A realização destes mutirões de cirurgias ortopédicas tem como objetivo otimizar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde. Isso é resultado do suporte dado pela SES e do empenho de nossa equipe de profissionais, que zela pelo bem-estar dos nossos pacientes”, afirmou o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa.
O médico ortopedista, traumatologista e coordenador do serviço de ortopedia no HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, ressaltou que o mutirão teve o intuito de operar os pacientes com fraturas internados na unidade hospitalar. “Com esse mutirão conseguimos diminuir o período de internação e liberar leitos para novos casos, especialmente os de maior complexidade”, explicou.
Jorge Antônio da Silva, médico ortopedista pediátrico, destacou que durante o mutirão foram realizados procedimentos em crianças de um a 11 anos, abrangendo casos como sequelas de paralisia cerebral, além de correções em quadris, joelhos, pés e remoção de dedos extranumerários congênitos.
Manoel Luiz dos Santos, morador de Palmas e acompanhante da esposa atendida no mutirão, expressou sua gratidão pela ação. “Ficamos muito felizes com o atendimento dela neste mutirão. Foi uma oportunidade excelente que trouxe agilidade ao procedimento. Sabemos que, além dela, outras pessoas também foram beneficiadas e logo logo estaremos em casa", comemorou.
Dados
O Governo do Tocantins já garantiu a realização de mais de 57 mil cirurgias eletivas e, até o momento, em 2025, mais de 9 mil pacientes foram beneficiados com os procedimentos. As cirurgias são realizadas nas unidades geridas pela SES-TO, em hospitais municipais conveniados e na rede particular contratualizada, garantindo amplo acesso e cuidado à população.
PAGH-Cirúrgico
O PAGH-Cirúrgico, criado pela Lei nº 4.626/2025, tem como objetivo incentivar os profissionais que realizam cirurgias eletivas e cirurgias de urgência programada nos hospitais estaduais, ajudando a aumentar o número de cirurgias realizadas, melhorar o atendimento e diminuir a fila de espera.
O pagamento desse incentivo é feito somente para os profissionais que trabalham na rede estadual de saúde, usando recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse bônus é concedido para cirurgias feitas fora do horário normal de trabalho, como à noite, nos finais de semana e feriados, desde que sigam os critérios estabelecidos pela nova legislação.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°