
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) deu início, nesta segunda-feira, 18, ao2º Seminário de Acervos Históricos Documentais,no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas. A ação integra a Semana do Patrimônio Histórico e reúne estudantes, gestores municipais, pesquisadores e representantes do Ministério da Cultura (MinC).
O evento também é alusivo ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, e reforça a importância da memória coletiva, dos saberes tradicionais e dos bens materiais e imateriais que contam a história do país e fortalecem o sentimento de pertencimento das comunidades. A realização do seminário é significativa para a valorização da história e para o desenvolvimento cultural do Tocantins.
Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destacou a relevância do evento para o estado e ressaltou os investimentos realizados pelo Governo na área cultural. “Este seminário representa um marco para o Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa tem reforçado o compromisso com a cultura, o que nos permitiu avançar significativamente. Já alcançamos 110,03% de execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o que nos coloca em posição de liderança no país”, afirmou.
Em sua fala, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, anunciou a previsão de um novo edital voltado aos acervos culturais em 2025. “Este ano devemos lançar um segundo edital no valor de R$ 1,4 milhão, com o mesmo público e objetivos do anterior, financiado pelo Fundo Estadual da Cultura. O Tocantins reafirma, assim, seu papel de fomentar e preservar sua história”, destacou.
A representante do MinC, secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, ressaltou a importância da parceria federativa. “O Ministério da Cultura é o ministério do afeto. Quero fazer um elogio público ao secretário Tião Pinheiro e à Valéria Kurovski. Com uma equipe pequena, mas dedicada, tem mostrado como os recursos federais ajudam a estruturar a política cultural dos estados e mobilizam prefeitos e governadores a olharem a cultura de outra forma. Estamos vivendo um momento de valorização sem precedentes da cultura brasileira”, afirmou.
Para o superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins, Danilo Curado, as instituições envolvidas têm o papel constitucional da preservação. “A Constituição assegura o acesso às fontes culturais e nos dá essa responsabilidade. Este seminário traz uma diversidade de temas essenciais para garantir a preservação da memória nacional”, destacou.
Também presente no evento, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, lembrou que o patrimônio cultural é a base para o futuro. “O que foi construído ontem serve de referência para as ações de hoje e de amanhã. O seminário é fundamental porque oferece subsídios para que os municípios contem e preservem suas histórias, seja no audiovisual, seja em outras linguagens”, revelou.
Já o diretor de Gestão e Articulação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bruno Barreto, enfatizou a importância da parceria institucional. “A UFT se sente honrada em poder contribuir para o desenvolvimento dessas ações em prol do patrimônio cultural tocantinense”, declarou.
Participação
Também participaram do evento o secretário municipal de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jerfeson Nascimento; o secretário de Esportes, Cultura e Turismo de Araguatins, Getúlio Carneiro; a secretária de Cultura e Turismo de Wanderlândia, Marcivania Bandeira; a secretária de Cultura de Pium, Janileide Ferreira; a secretária de Turismo, Lazer e Cultura de Paraíso, Patrícia Nascimento; o diretor de Cultura de Riachinho, Manoel Gomes; o vice-presidente do Naturatins, José Aníbal; além de representantes da área cultural de diversos municípios tocantinenses.
Semana do Patrimônio
Realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, a Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins é promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secult, em parceria com o MinC e o Iphan, e conta com o apoio de diversas instituições. O evento reúne especialistas, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater políticas de preservação, gestão documental e valorização dos bens materiais e imateriais tocantinenses.
Dentro da programação, a Secult promove o2º Seminário de Acervos Históricos Documentais do Tocantins,que integra uma agenda composta ainda pelo2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), e pelo2º Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins, promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins. A programação conta com encontros que acontecem nos auditórios da Fecomércio, Reitoria do IFTO e Reitoria da UFT, oferecendo espaços para troca de experiências e intercâmbio cultural.
Tocantins Em noite de celebração, livro “Histórias que eu não contei” é lançado em Taquaruçu
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins realiza abertura oficial da Teia Tocantins 2025
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo de execução de projetos da Política Nacional Aldir Blanc
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, exposição Circo Pra Nós! celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu
Tocantins Secult realiza programação cultural e atendimentos para artesãos durante programa Tocantins Presente, em Miracema
Tocantins Governo do Tocantins é classificada no edital Arranjos Regionais do Audiovisual e garante R$ 12 milhões para fortalecer e impulsionar a produção cultural no estado
Tocantins Em Aguiarnópolis, MovCEU proporciona imersão tecnológica, leitura e cadastros de artesãos no Dia D Aliança pela Primeira Infância
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, evento Teia Tocantins 2025 será realizado de 12 a 14 de dezembro, em Palmas
Tocantins Governo do Tocantins integra cultura e meio ambiente em projetos que fortalecem identidade, educação ambiental e proteção dos territórios Mín. 22° Máx. 29°