
Com o objetivo de transformar a educação profissional na rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro, a Formação Continuada da Educação Profissional, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. O encontro tem como tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.
A capacitação, com carga horária de 20 horas, reúne professores das escolas estaduais dos 139 municípios, além de coordenadores, inspetores e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs).
A ação integra o programa Profissão Estudante, que possibilita aos jovens concluir o ensino médio com uma formação técnica, ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. A iniciativa também contribui diretamente para o cumprimento das metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/TO 2015-2025), voltadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à formação de jovens e adultos e à qualificação permanente dos educadores.
“O Estado tem a missão de alavancar a educação profissional e o desenvolvimento do Tocantins por meio da formação técnica para os nossos jovens. A EPT é essa porta de possibilidades para o estudante, podendo se profissionalizar para trabalhar durante o ensino médio. Essa é a realidade da maioria dos nossos jovens da educação pública, que precisam trabalhar. Nós, enquanto rede de educação, temos o papel de auxiliar os estudantes para que possam trilhar esses caminhos ajudando os alunos a reconhecerem, dentro dos contextos sociais que eles vivem, essas oportunidades”, destacou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza.
Programação
Com uma metodologia que articula teoria e prática, a formação incentiva a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e de gestão adequadas às diferentes realidades educacionais e produtivas do Estado.
Durante os dois dias, são debatidos temas como integração do Ensino Médio com a Educação Profissional; legislação vigente e documentos orientadores; implantação de cursos técnicos articulados a arranjos produtivos locais e parcerias; integração curricular; práticas pedagógicas inovadoras; desenvolvimento de projetos integradores e articulação com o mercado de trabalho.
Participante do encontro, o professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, região do Bico do Papagaio, avalia a importância da iniciativa.
“A educação profissional é um modelo de educação muito mais completo, porque proporciona uma formação integral do estudante e prepara também para o mercado de trabalho, para a vida. Todo esse investimento que o Estado está fazendo para a EPT na criação dessa política pública de educação profissional e tecnológica trará muitos benefícios para os nossos jovens”, relatou.
O professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, reforça que momentos formativos fortalecem a prática docente.
“Essa capacitação nos dá esse suporte para a melhoria do processo educativo dentro da unidade de ensino. Acredito que esses investimentos na política da EPT vêm no momento exato em que a educação profissional no Tocantins e no Brasil está em expansão”, frisou.
Parcerias
Para consolidar a política de educação profissional, o programa Profissão Estudante conta com parcerias estratégicas, como a Fundação Itaú Educação e Trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Durante o evento, o consultor da Fundação Itaú Educação e Trabalho, Paulo Cunha, ressaltou que o Brasil vive um momento de expansão da EPT e que o Tocantins acompanha essa tendência, priorizando a formação técnica como caminho para a empregabilidade.
“Estamos vivenciando o impacto que a oferta da educação profissional tem na vida dos estudantes, mas também nos processos de transformação social. Precisamos pensar nos processos educativos nos mais diferentes contextos e o Itaú Educação e Trabalho tem como foco apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT de acordo com as demandas locais”, enfatizou.
A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, reforçou que o Estado vive um momento estratégico na construção coletiva de uma educação transformadora por meio da EPT. “Estamos diante de novos desafios e é fundamental preparar nossos profissionais para uma atuação cada vez mais técnica, contextualizada e comprometida com os territórios. Essa formação é um passo decisivo na valorização dos nossos educadores e na ampliação da Educação Profissional com qualidade no Tocantins. É um momento de compartilharmos experiências e de trabalharmos o desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas, para que cada um possa voltar para seus municípios fazendo diferença na vida dos nossos estudantes”, frisou.
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 22° Máx. 29°