
As forças de segurança do Tocantins lançaram nesta quarta-feira, 1º de outubro, a edição estadual daOperação Virtude. A operação é uma ação nacional voltada ao enfrentamento da violência contra pessoas idosas. A iniciativa reúne todas as forças de segurança e outros órgãos parceiros e tem como objetivos promover atividades de conscientização, fiscalizar instituições de longa permanência e investigar denúncias de maus-tratos, abandono e outras formas de violação de direitos.
No Tocantins, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV).
A titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher (1ª DAV), delegada Ana Carolina Coelho Marinho Braga, enfatizou a importância daOperação Virtudepara a atuação conjunta dos órgãos de segurança e justiça. “A operação representa um momento crucial para reunirmos esforços para atuarmos de forma integrada e estratégica, com o objetivo de enfrentar de maneira eficaz a violência, promovendo a proteção e a garantia dos direitos das vítimas”, afirmou.
Durante o período da operação, que seguirá o calendário nacional, estão previstas ações educativas em escolas e centros comunitários; palestras voltadas à valorização da pessoa idosa; inspeções em instituições de longa permanência; e diligências policiais em resposta a denúncias registradas no Disque 100 e no 197 da Polícia Civil.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressaltou que aOperação Virtudesimboliza o compromisso do Estado com a proteção da população idosa. “A violência contra pessoas idosas é uma violação grave dos direitos humanos e não pode ser tolerada. Com aOperação Virtude, vamos ampliar a rede de proteção e fortalecer a atuação das forças de segurança, garantindo que cada denúncia seja apurada com rigor. Nosso compromisso é assegurar que os idosos do Tocantins tenham respeito, cuidado e dignidade”, declarou.
Já o delegado Anderson Casé, coordenador estadual da operação, relatou a importância da união de esforços. “AOperação Virtudetem um caráter preventivo e repressivo. Além de promovermos palestras e atividades de conscientização, estaremos nas ruas investigando, fiscalizando e tomando todas as medidas necessárias para responsabilizar quem pratica violência contra a pessoa idosa”, informou.
Representando a Polícia Militar do Tocantins, o tenente-coronel Murilo Pires, coordenador de Planejamento Operacional da PMTO, destacou a importância de um olhar atento e integrado na atuação com a população idosa. “Nossa atuação busca trazer um olhar atento e especializado para as necessidades específicas dessa população. Compreendemos as complexidades dessas pessoas e estamos empenhados em garantir que as intervenções sejam eficazes e humanizadas, fortalecendo o trabalho integrado entre as instituições”, explicou.
A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA), Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Neila Osório, reforçou a relevância da operação. “A operação é fundamental para promover a conscientização e garantir um tratamento mais digno e humano aos idosos. É um trabalho que reforça o compromisso com a inclusão social e a defesa dos direitos dessa população vulnerável”, comentou.
Para o diretor de Diversidade e Inclusão Social, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Wemerson Alves da Silva Lima, “é fundamental que as ações voltadas para idosos, pessoas com deficiência e para a comunidade LGBTQIA+ sejam tratadas de forma transversal, integrando diferentes políticas públicas e órgãos governamentais. Precisamos garantir que as iniciativas reconheçam as especificidades e as vulnerabilidades de cada grupo, promovendo um atendimento inclusivo, respeitoso e eficaz, que assegure a proteção dos direitos e a dignidade desses públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e igualitária.”
A promotora de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Cynthia Assis de Paula, reforçou o compromisso do órgão na proteção dos direitos dos idosos e na articulação entre as instituições para o enfrentamento da violência contra os idosos. "É fundamental que haja uma atuação integrada e efetiva de todos os setores envolvidos para garantir que os idosos tenham seus direitos respeitados e que qualquer forma de violência seja devidamente combatida”, concluiu.
Força empregada
A operação é coordenada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV). Polícia Científica, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Sistema Integrado de Operações (Siop), Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, Guarda Metropolitana Municipal, Procon e Vigilâncias Sanitárias também são instituições envolvidas na execução.
Operação Virtude
AOperação Virtudefoi criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e tem se consolidado como uma das maiores mobilizações nacionais contra a violência direcionada à população idosa. Somente na edição de 2024, em todo o país, mais de 25 mil vítimas foram atendidas e 480 suspeitos presos.
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 22° Máx. 29°