
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a apresentação do balanço das ações de monitoramento e fiscalização das captações da entressafra 2025 na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. O encontro foi realizado nessa quarta-feira, 1° de outubro, na sede administrativa do órgão ambiental.
O balanço sobre a gestão do Rio Formoso revelou avanços significativos, com redução de mais de 90% no descumprimento das regras operacionais do plano.
Durante a reunião, foram divulgados os resultados referentes à redução de infrações, conformidade das vazões outorgáveis e do plano de revezamento, além das ações de fiscalização e monitoramento, níveis dos rios e avanços no Plano de Segurança Hídrica.
A ação integra o Plano de Segurança Hídrica de 2025, construído em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), as Associações de Produtores e o Comitê de Bacia.
O presidente do Naturatins, Cledson Lima, destacou que os bons resultados são fruto da atuação integrada dos órgãos ambientais e da adesão dos usuários. “Este é um ano de equilíbrio na Bacia do Rio Formoso. O Naturatins, em parceria com a Semarh e demais instituições, atuou para garantir que as captações ocorressem em conformidade com os critérios estabelecidos. Os números mostram que a conscientização dos produtores evoluiu e que todos compreenderam seu papel na preservação dos recursos hídricos. Essa parceria foi essencial para alcançarmos resultados positivos”, afirmou.
O gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins, Mateus Chagas, enfatizou a expressiva queda nas infrações. “Apresentamos um balanço das ações de fiscalização e monitoramento na entressafra de 2025, com uma redução que partiu de 70% nas infrações de 2024, caindo para 4% este ano. Muitas ocorrências estavam ligadas à falta de informação, mas os usuários se adaptaram às regras. Esse avanço é resultado da colaboração entre Naturatins, Semarh, MPTO, PGE, Judiciário, associações e o Comitê de Bacia. É um aprendizado que levaremos para os próximos anos”, explicou.
O juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental e Fundiário (Cejuscaf/TJTO), Wellington Magalhães, avaliou os resultados como um marco para a gestão hídrica da região. “Esse resultado reflete um avanço significativo após quase uma década de judicialização, demonstrando o cumprimento efetivo das medidas de segurança hídrica, com uma redução de mais de 90% no descumprimento das decisões. Isso mostra que os produtores rurais estão cada vez mais conscientes da importância de respeitar as regras de captação. A mudança de cultura entre os produtores é fundamental para avançarmos em uma gestão de alto nível. O dia de hoje[quarta-feira, 1º de outubro]é um marco que confirma que estamos no caminho certo em busca do equilíbrio entre atividade econômica, desenvolvimento social e proteção ambiental. Parabéns à gestão do Naturatins”, pontuou.
O promotor de Justiça do MPTO, Jorge Neto, ressaltou a importância da integração dos órgãos. “Ao acompanhar de perto as ações de fiscalização, percebi a dimensão ambiental e econômica da Bacia do Formoso. O sucesso só é possível com integração e comprometimento de todos os órgãos envolvidos”, afirmou.
A subprocuradora do Patrimônio Imobiliário da PGE, Ana Flávia Cavalcante, reforçou o protagonismo do Naturatins. “O sucesso de hoje[quarta-feira, 1º de outubro]é fruto do protagonismo do Naturatins. Pelo aspecto jurídico, ficou claro que o órgão assumiu seu papel de forma técnica e responsável, desde o início da demanda. O Naturatins sabe exatamente o que precisa fazer e onde deve chegar”, informou.
O presidente da Associação do Rio Formoso, Nelson Moreira, frisou a atuação da equipe de fiscalização. “A equipe do Naturatins trabalhou com seriedade e imparcialidade. Foi um trabalho firme, mas ao mesmo tempo justo, que fortalece a confiança da comunidade”, detalhou.
Bacia do Rio Formoso
A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso é uma das mais importantes do Tocantins e abrange 18 municípios, incluindo Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Gurupi, entre outros. A região tem forte relevância econômica para o estado, principalmente pela agricultura irrigada, e a gestão equilibrada da água é considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável.
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas
Tocantins Governo do Tocantins conquista 2º lugar no ranking nacional de educação ambiental com ações em 84% das escolas
Tocantins Governo do Tocantins divulga calendário escolar da rede estadual para o ano letivo de 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 22° Máx. 29°