
Nesta quinta-feira (16), é celebrado o Dia do Anestesista, em homenagem à primeira demonstração pública de anestesia geral com éter, realizada por William Thomas Green Morton em Boston, nos Estados Unidos, em 1846. Essa data é um marco histórico para a anestesiologia, que hoje é uma especialidade médica fundamental para garantir a segurança e o conforto dos pacientes durante procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e tratamentos.
O anestesista, ou médico anestesiologista, é o profissional da medicina responsável por aplicar anestesias em pacientes que irão passar por procedimentos cirúrgicos, exames ou tratamentos que possam causar dor. Ele tem o papel fundamental de garantir que o paciente não sinta dor durante essas intervenções e de monitorar suas funções vitais antes, durante e depois do procedimento.
Além de aplicar a anestesia (que pode ser geral, local, regional ou sedação), o anestesista também:
* Avalia o paciente previamente (consulta pré-anestésica);
* Escolhe o tipo de anestesia mais adequado para cada caso;
* Controla a dor no pós-operatório;
* Atua em emergências e unidades de terapia intensiva, em muitos casos.
Portanto, o anestesista não apenas "dá anestesia", mas cuida da segurança e bem-estar do paciente durante todo o processo cirúrgico. É um profissional altamente especializado e essencial para o sucesso de muitas intervenções médicas.
Homenagem Hoje, terça-feira (23), celebra o Dia do Vizinho
Homenagem Hoje, segunda-feira (22), celebra o Dia da Consciência Ecológica
Religião Hoje, sexta-feira(19), celebra o Dia de Santo Urbano V Mín. 20° Máx. 28°