
Para manter ativo o propósito de ampliação do atendimento integrado dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se nessa terça-feira, 6, com secretários municipais de Saúde e prefeito da Região de Saúde Cantão, para debater a continuidade do Programa Estadual de Incentivo às Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas nos Hospitais de Pequeno Porte, no Vale do Araguaia.
O encontro foi realizado na sede da SES e contou com a participação dos representantes dos municípios de Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium e Pugmil e superintendências de Políticas de Atenção de Saúde (Spas) e Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que a parceria realizada entre o Governo do Tocantins e os municípios do Vale do Araguaia tem sido importante para os serviços de saúde do SUS tocantinense. "Já tivemos como resultados, nos dois primeiros anos de execução, a realização de mais de 6 mil cirurgias, ou seja, mais de 6 mil pessoas atendidas dentro da sua localidade, com mais conforto, segurança e bem-estar”.
O prefeito de Marianópolis e presidente do Vale do Araguaia, Isaías Piagem, frisou que a proximidade do Governo do Tocantins com os secretários de saúde e prefeitos para o encontro das melhores soluções na saúde tocantinense, fortalece a importância da descentralização. "A expectativa para esse ano é que dobremos os números dos procedimentos cirúrgicos de uma forma totalmente mais descentralizada e organizada”.
“Essa reunião realizada hoje faz parte da agenda de governança entre a SES-TO e os gestores municipais, a respeito da continuidade do programa de cirurgias eletivas, que tem como aporte principal, o financiamento exclusivo do Estado para o fomento das cirurgias eletivas na rede municipal. Discutimos os procedimentos e custos necessários para esses hospitais de pequeno porte atuarem, fomentando assim mais cirurgias eletivas, mais procedimentos e assim zeramos a fila”, afirmou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto.
“Essa reunião que tivemos aqui é de suma importância para o alinhamento das novas metas e as novas métricas de atendimento às cirurgias eletivas. Agradeço a parceria do Estado do Tocantins por nos ouvir e dar essa oportunidade de 14 municípios da região do Vale serem atendidos. Vamos continuar e atender mais pessoas”, ressaltou secretário de Saúde de Cristalândia, Jairo Carvalho.
“O ponto positivo que colhemos hoje durante essa reunião é que os gestores municipais estão cada vez mais se apropriando da importância dos sistemas de informação, de qualificar as suas equipes e da necessidade de atender a comunidade lá no seu município. O próximo passo é fazer os pequenos ajustes para atendermos logo quem tanto precisa a população tocantinense”, frisou o superintendente da SPAS, Robson José da Silva.
O Programa
O Programa Estadual de Incentivo às Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas nos Hospitais de Pequeno Porte prevê a ampliação da oferta de cirurgias eletivas de média complexidade, viabilizando cuidados à saúde de forma regionalizada e acesso ao atendimento especializado.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°