
Com objetivo de ofertar serviço de qualidade e segurança nos atendimentos laboratoriais prestados, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) está disponibilizando um link, com o formulário de cadastro para participação na Rede Laboratorial e no Programa de Controle deQualidade Laboratorial (PCQL). Com a inscrição, é adquirido acesso ao monitoramento e à assessoria gratuita dos serviços prestados. Podem se cadastrar, todas as unidades públicas e privadas que realizam exames laboratoriais no Tocantins.
Caso o Laboratório esteja dentro da unidade hospitalar, o próprio serviço deverá fazer a solicitação. O cadastro deve ser feito anualmente, para formalizar o cadastro, ouatualizá-lo, basta solicitar por e-mail, para:lacento.rede@gmail.comou acessar oformulário estruturado, disponível nolink.
Os serviços são administrados pela coordenação do Lacen-TO, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), que confere, ao Laboratório, a competência de coordenar a rede estadual de laboratórios públicos e privados, que realizam análises de agravos de interesse em saúde pública.
A responsável pela Coordenação da Rede Laboratorial e Programa de Controle de Qualidade Laboratorial do (Lacen-TO), Sirlene Damasceno, destaca a importância do cadastro no Programa de Controle de Qualidade Laboratorial. “A participação no Programa tem como objetivo principal padronizar por meio de ações e procedimentos internos, os processos e os resultados laboratoriais, buscando melhoria contínua, eficácia e eficiência na entrega desses serviços à sociedade tocantinense”, reforça.
Sobre o cadastro na Rede Estadual, a coordenadora relata que, “salientamos a importância do cadastro anual no Lacen-TO de todas as unidades de saúde, públicas e privadas, que realizam exames de interesse em saúde pública para melhor alinhamento, monitoramento e assessoria à Rede Estadual de Laboratórios, atendendo assim às normativas preconizadas pelo Ministério da saúde. Com o cadastro, o laboratório recebe uma declaração, que também é exigida pela Vigilância Sanitária para renovação do Alvará Sanitário”.
Benefícios
A participação no Programa de Controle de Qualidade do Lacen-TO proporciona, à unidade laboratorial, o monitoramento da qualidade dos diagnósticos realizados no laboratório buscando melhoria contínua, a confiabilidade dos diagnósticos realizados, certificação laboratorial, gratuidade na participação de Controle Externo da Qualidade, desempenho da organização e outros.
O Programa realiza o monitoramento do diagnóstico laboratorial dos agravos de interesse em saúde pública, realizados pelas unidades cadastradas no programa, para os seguintes agravos:
- Microscopia para Tuberculose, Hanseníase, Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose tegumentar americana (LTA);
- Teste rápido para leishmaniose Canina (LVC);
- Microscopia para meningites; e
- Citologia para rastreamento do câncer de colo de útero.
Tocantins Ministério da Saúde enaltece atuação do Governo do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos
Tocantins Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado
Tocantins Governo do Tocantins realiza mutirão de consultas para gestantes de alto risco
Tocantins Governo do Tocantins tem residências médicas aprovadas pelo Ministério da Educação
Tocantins Saúde fortalece ações de vigilâncias com o uso de drones
Tocantins Com o projeto Vidas Planejadas, o Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins amplia acesso ao planejamento reprodutivo com Projeto Vidas Planejadas e beneficia mais de 500 mulheres no estado
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 bilhões na saúde pública em 2025
Tocantins Governo do Tocantins sanciona lei que reforça enfrentamento à dengue Mín. 22° Máx. 29°