
Nesta quinta-feira(06), é celebrado o Dia de São Teófilo Venard, data que recorda o martírio deste jovem missionário francês, exemplo de fé, coragem e amor a Cristo até as últimas consequências.
Teófilo Vénard nasceu em 21 de novembro de 1829, em Saint-Loup-sur-Thouet, na França. Desde muito jovem, sentiu o chamado para a vida missionária. Inspirado pelo testemunho de outros mártires, especialmente de São João Gualberto e São Francisco Xavier, ingressou na Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris (MEP) com o sonho de evangelizar os povos da Ásia.
Em 1852, foi enviado ao Tonquim (atual Vietnã), onde o cristianismo era duramente perseguido. Apesar dos perigos, Teófilo viveu sua vocação com serenidade e alegria, dedicando-se à catequese, ao cuidado dos pobres e à celebração dos sacramentos, muitas vezes em segredo. Em 1860, foi descoberto, preso e condenado à morte por se recusar a renunciar à fé cristã.
Durante o tempo na prisão, escreveu cartas cheias de esperança e amor a Deus, que mais tarde se tornaram testemunhos comoventes de sua santidade. Pouco antes de ser decapitado, em 2 de fevereiro de 1861, disse com serenidade:
“A vida é apenas um instante entre duas eternidades… Felizes os que o passam em amor e sacrifício!”
São Teófilo Vénard foi canonizado em 1988 pelo Papa João Paulo II, junto com outros mártires do Vietnã. Seu exemplo continua a inspirar missionários e cristãos no mundo todo a viverem com alegria o Evangelho, mesmo nas dificuldades.
Oração a São Teófilo Vénard:
Senhor, que concedestes a São Teófilo Vénard a graça de servir o vosso Evangelho com coragem e fidelidade até o martírio, concedei-nos, por sua intercessão, viver nossa fé com amor e constância em todas as circunstâncias da vida. Amém.
Homenagem Hoje, segunda-feira (15), celebra o Dia do Jardineiro
Religião Hoje, sexta-feira (12), celebra o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Homenagem Hoje, quinta-feira(11), celebra o Dia do Engenheiro Mín. 21° Máx. 33°