
Nesta quarta-feira(11), é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop, é uma data dedicada a celebrar uma das manifestações culturais mais influentes do planeta. Criado nas comunidades negras e latinas do Bronx, em Nova York, durante os anos 1970, o Hip Hop surgiu como uma forma de expressão, resistência e identidade. Hoje, ultrapassa fronteiras e conecta milhões de pessoas em todo o mundo.
O Hip Hop vai muito além da música — ele é um movimento cultural composto por quatro elementos fundamentais:
1. MC (rap) – a rima e a palavra como forma de protesto e afirmação;
2. DJ – a batida e o ritmo que embalam as vozes e o corpo;
3. Breakdance (ou b-boying/b-girling) – a dança de rua que expressa energia, força e criatividade;
4. Grafite – a arte visual que colore os muros e traduz a voz das periferias.
A data foi oficializada pela UNESCO, reconhecendo o Hip Hop como patrimônio cultural e meio de promoção da paz, da diversidade e do diálogo social. Em todo o mundo, o dia é marcado por eventos, batalhas de rimas, exposições, oficinas e shows que valorizam o talento e a história de artistas locais e internacionais.
Mais do que um gênero musical, o Hip Hop é um movimento social e político, que continua a denunciar desigualdades, inspirar mudanças e dar voz a quem muitas vezes é silenciado. No Brasil, essa cultura encontrou terreno fértil nas periferias e favelas, transformando-se em uma poderosa ferramenta de educação, empoderamento e transformação social.
Homenagem Hoje, segunda-feira (15), celebra o Dia do Jardineiro
Religião Hoje, sexta-feira (12), celebra o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Homenagem Hoje, quinta-feira(11), celebra o Dia do Engenheiro Mín. 21° Máx. 33°