
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), implementou em Palmas o projetoRemição pela Leitura, uma iniciativa que busca incentivar a leitura de pessoas em cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto, unindo educação, cultura e reintegração social.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju e os acadêmicos do 4º período do curso de Direito do Centro Universitário Uninassau, responsáveis pela arrecadação de 80 livros entregues e que ficaram disponíveis para serem escolhidos pelos reeducandos, tornando o processo mais participativo.
Os encontros do projeto serão mensais, realizados no Escritório Social de Palmas, vinculado à Seciju, e os participantes apresentarão um resumo da leituraem cada reunião. As produções serão avaliadas por uma comissão e, se aprovadas, garantirão ao leitor a remição de quatro dias de pena, conforme a Resolução n.º 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O gerente do Escritório Social de Palmas, Leandro Bezerra, destacou a importância da ação para a política de ressocialização desenvolvida no estado. “A cada ação como essa, reafirmamos que o Escritório Social é um espaço de acolhimento, oportunidades e reconstrução. Nosso objetivo é seguir fortalecendo essas pontes entre a educação, o trabalho e a cidadania para que cada pessoa atendida aqui possa se enxergar novamente como protagonista da própria história”, pontuou.
O lançamento do projeto, ocorrido na quinta-feira, 6, também contou com a aula magna do curso de Manicure, Pedicure, SPA e Plástica dos Pés, marcada pela palestraIntrodução ao Empreendedorismo: perfil, ética, vendas e posicionamento para o recomeço profissional, ministrada pela professora mestre em Administração e especialista em Gestão de Pessoas, Letícia Santana. “Cada história compartilhada, cada olhar atento e cada reflexão despertada reforçaram em mim a certeza de que empreender é também um ato de recomeço e de coragem. Foi inspirador perceber o quanto o conhecimento pode se tornar uma ferramenta real de transformação e autonomia”, afirmou a palestrante.
Um dos egressos participantes comentou a palestra e a escolha do livro. “A palestra foi conduzida com muita dinâmica e sinergia. Ainda estou refletindo sobre os pontos positivos que devo melhorar na minha vida de empreender. No final, ainda escolhi um livro sobre o mesmo tema. Foi ótimo ter participado”, ressaltou.
Tocantins Governo do Tocantins realiza cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tocantins Governo do Tocantins celebra Dia do Policial Penal e reforça reconhecimento aos profissionais do Sistema Penitenciário
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes nas unidades penais
Tocantins Governo do Tocantins promove Curso de Prevenção à Violência Doméstica
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Tocantins Número de inscritos no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025
Tocantins Governo do Tocantins amplia capacitações profissionalizantes para fortalecer a ressocialização de custodiados
Tocantins Capacitações profissionalizantes reforçam a ressocialização de custodiados no Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins reajusta valores de indenizações e plantões para servidores dos sistemas penitenciário e socioeducativo Mín. 20° Máx. 28°