
Dentro da política de descentralização da gestão, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, no dia 20 de novembro, o Gabinete Itinerante, no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD). O secretário da Saúde, Vânio Rodrigues, e a secretária-executiva, Ana Paula Abadia, coordenaram a ação que visa a aproximação da gestão da Pasta com as equipes que acolhem a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Desde que assumimos a SES, temos procurado estar perto das equipes que lidam diariamente com o atendimento direto à população. Esta aproximação nos permite tomadas de decisões mais assertivas e seguras, para uma assistência cada dia melhor a todas as pessoas que buscam as nossas unidades. O governador Laurez Moreira nos solicita este diálogo in loco e tem feito a diferença para a continuidade dos serviços”, afirmou o secretário Vânio Rodrigues.
Hospital Regional de Porto Nacional
No HRPN, o diretor-geral, Silvio Lira, apresentou um panorama da unidade, fluxos de atendimentos e demandas das equipes assistenciais. “A vinda dos nossos gestores foi muito produtiva para que pudéssemos mostrar a realidade do nosso dia a dia. Temos um excelente respaldo da gestão para fazer nosso trabalho em Porto Nacional, mas quando eles conhecem de perto fica mais fácil a abordagem e o entendimento para a melhoria do atendimento da população”.
Paulo Roberto Rogalsi, morador de Novo Jardim, está internado no HRPN após um acidente de trabalho e ter feito parte do tratamento no Hospital Geral de Palmas. “Ele recebeu atendimento no HGP e voltou para nova cirurgia no HRPN. Ele foi bem atendido no HGP, mas o mais o HRPN está mais perto de casa, então prefiro esta unidade”, afirmou a esposa do paciente, Anelzi Avelino da Silva.
O atendimento no Hospital Regional de Porto Nacional também é aprovado por Emília Melo Barbosa, que acompanha o esposo Roberto Luiz dos Santos, morador de Paranã. “Desde segunda ele está internado devido a um acidente de moto. O atendimento está bom e, depois de 10 dias internado, o médico disse que pode retirar o pino e decidir se vai ter alta ou fazer cirurgia”, afirmou.
O HRPN é uma unidade porte II e presta atendimento hospitalar de urgência e emergência de média complexidade a 13 municípios da Região de Saúde Amor Perfeito. A unidade presta serviços especializados em ginecologia, ortopedia, proctologia, cirurgia geral, psiquiatria, oftalmologia, entre outros. Atua 24 horas, com centro cirúrgico, UTI e pronto-socorro equipado com sala vermelha e amarela.
A unidade conta com equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, odontólogos e bucomaxilofaciais. Realiza exames como ultrassonografia, radiologia, eletrocardiograma, tomografia, ressonância magnética, endoscopia, colonoscopia e biópsias. Possui agência transfusional, ambulatório especializado e lactário.
Hospital Materno Infantil Tia Dedé
No Tia Dedé, os gestores falaram com servidores, pacientes e a equipe diretiva. “Hoje estamos em um dia tranquilo, mas precisamos do olhar da gestão da SES para mantermos a rotatividade de leitos e isso passa pelo abastecimento e equipe multiprofissional completa. Fiquei muito feliz com a visita do secretário e da secretária-executiva que nos ouviram e tenho certeza que avançaremos ainda mais na assistência”, destacou o diretor-geral da unidade, Hélio Barros.
Poliene Maia moradora de Ponte Alta, está sob os cuidados da equipe multiprofissional do HMITD, após o nascimento do segundo filho, João Lucas, nascido na última quinta-feira, 20. “O atendimento tá bom, graças a Deus, no parto ocorreu tudo bem, o meu filho nasceu com saúde e a equipe é muito atenciosa. Agora só esperar o momento da alta”.
Para a secretária-executiva da SES-TO, Ana Paula Abadia, ouvir as equipes e a população é a forma mais adequada de buscar as informações necessárias para planejar as próximas ações e investimentos. "Seguiremos com as visitas em todos os hospitais”, destacou a gestora.
O HMITD também é de porte II, de urgência e emergência com pronto-socorro infantil para atendimento de patologias clínicas em crianças de 0 a 11 anos e 11 meses, e pronto-socorro ginecológico-obstétrico para gestantes em intercorrências da gestação, gravidez de alto risco, parto e alterações do aparelho reprodutor feminino.
A unidade conta com exames como ultrassonografia, raio-X, teste da linguinha e teste do coraçãozinho. Possui ainda Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional(Ucinco), leitos obstétricos, pediátricos e centro cirúrgico e presta serviços especializados em ginecologia geral, obstetrícia geral, pediatra, ultrassonografia, radiologia, odontologia hospitalar (clínica), ambulatório especializado, Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave), Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savis) e faz parte da Rede de Banco de Leite Humano.
Tocantins Governo do Tocantins celebra 13 anos da Central Estadual de Transplantes e reforça rede de solidariedade pela vida
Tocantins Governo do Tocantins amplia a rede de proteção ao trabalhador com dois novos Centros de Referência habilitados pelo Ministério da Saúde
Tocantins Governo do Tocantins ultrapassa 15 mil cirurgias eletivas e supera meta projetada para 2025
Tocantins Hospital Geral de Palmas promove mutirão de exames para detecção de câncer de pele
Tocantins Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado
Tocantins Governo do Tocantins inicia medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas Mín. 21° Máx. 32°