
O Governo do Tocantins deu mais um passo para a implantação do Centro de Etnocultura e Turismo da Ilha do Bananal. Nesta quinta-feira, 27, o governador Laurez Moreira reuniu, novamente, secretários estaduais e equipes técnicas no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, reforçando a continuidade de uma agenda que vem ganhando corpo desde as primeiras visitas à região e da formação do comitê intersetorial.
Nesta etapa, o governo iniciou a elaboração do calendário oficial de execução, que vai definir prazos, metas e o cronograma das ações técnicas e de campo, incluindo a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) com as comunidades indígenas, considerada central para a legitimidade e o avanço do projeto.
Durante a reunião, o governador destacou a relevância social, cultural e econômica da iniciativa. “A Ilha do Bananal é um patrimônio do mundo, e nós temos a responsabilidade de cuidar das pessoas que vivem ali. São cerca de 40 aldeias e um potencial único. Estamos construindo um projeto que vai melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas, valorizando sua cultura e fortalecendo o turismo sustentável. Esse centro será um marco para o Tocantins e um grande atrativo turístico do Brasil e do mundo”, afirmou Laurez Moreira.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, explicou que o encontro dá continuidade às primeiras etapas já realizadas. Segundo ela, após a visita à ilha e a instalação do comitê técnico, o governo entra agora na fase de organização do calendário de execução. “Todo o processo será construído com participação direta das comunidades, respeitando a consulta livre, prévia e informada, que garante legitimidade e segurança a cada decisão”, reforçou.
De acordo com a secretária, a proposta vai posicionar o Tocantins como um estado pioneiro e consolidado no etnoturismo, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. “A Ilha do Bananal, em colaboração com as comunidades indígenas locais, representa um notável exemplo das riquezas e belezas naturais do estado, detendo um potencial turístico significativo”, completou.
Avanço em obras e projetos estruturantes
Aproveitando a reunião, o governador também tratou de projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento produtivo e hídrico do estado, entre eles o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste).
O governador reforçou a importância de reativar o programa, idealizado pelo Siqueira Campos com o propósito de ampliar a área irrigada da região de Lagoa da Confusão. “Esse projeto tem potencial para transformar o Tocantins no segundo maior produtor de arroz irrigado e também de outros grãos do país, e é exatamente isso que buscamos: fortalecer a nossa economia de forma estratégica e sustentável. O projeto já foi elaborado, aprovado pelo Banco Mundial e, por muitos anos, ficou parado. Agora estamos trabalhando para reativar essa iniciativa, que vai mudar profundamente a capacidade produtiva do Tocantins e abrir um novo ciclo de desenvolvimento para o nosso estado”, afirmou Laurez.
Depois da reunião no palácio, secretários e equipe técnica se dirigiram para a Secretaria de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), onde se reuniram com o superintendente de Infraestrutura Hídrica e Projetos de Desenvolvimento Estratégico, Marcus Carlos Costa Santos.
Na ocasião, o superintendente juntamente com o secretário de Parcerias e Investimentos, Fabiano do Vale, detalhou os avanços do Prodoeste, programa voltado à região sudoeste. O projeto prevê a construção da Barragem P8, em Pium, que funcionará como barragem pulmão e permitirá irrigar até 26 mil hectares, abrindo caminho para uma produção contínua com até três safras anuais, incluindo arroz irrigado, soja para sementes e frutas.
Também foi apresentado o andamento do Projeto Chapada Natividade, no Rio Manuel Alves, que prevê a construção de uma barragem com capacidade para gerar 30 megawatts de energia e atender cerca de 10 mil hectares irrigados. “A iniciativa deve impulsionar a produção de grãos e frutas no sudeste do estado, ampliando o potencial agrícola e energético da região”, afirmou o superintendente da Secihd Marcus Costa.
Os projetos, segundo as equipes técnicas, têm capacidade de fortalecer a segurança hídrica, ampliar a competitividade do agronegócio e diversificar a matriz produtiva tocantinense.
Participaram da reunião os deputados estaduais Eduardo do Dertins e Olyntho Neto; o presidente da Agência de Transportes e Obras (Ageto), Antonio Trabulsi; e a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia recuperação de novos trechos rodoviários no Bico do Papagaio
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro para as festas de Natal e Ano Novo
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro de 2025 e 02 de janeiro de 2026
Tocantins Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Tocantins Governo do Tocantins garante R$ 6 milhões em crédito para agricultores familiares e impulsiona desenvolvimento social do Estado
Tocantins Tocantins avança na rastreabilidade bovina e conhece sistema que é referência em Santa Catarina
Tocantins Na região norte do Tocantins, Naturatins apreende mais de mil metros de redes de pesca durante a Operação Piracema
Tocantins Em Palmas, Segurança Pública lança Projeto João Luiz Pompeu de Pina, voltado à iniciação esportiva e cidadania
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia pagamento do PCCR da Educação com efeitos retroativos a outubro e mais de 1,3 mil progressões Mín. 22° Máx. 29°