
Nesta segunda-feira(1º), é celebrado o Dia Internacional de Combate à AIDS, é um momento dedicado à conscientização sobre a prevenção, o tratamento e o enfrentamento ao HIV/AIDS. A data foi criada para lembrar a importância da informação correta, da solidariedade e do cuidado com a saúde, além de combater o preconceito que ainda cerca muitas pessoas vivendo com HIV.
Ao longo dos anos, grandes avanços científicos tornaram possível viver com qualidade de vida graças ao tratamento antirretroviral, que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Com o uso contínuo da medicação e o acompanhamento adequado, é possível reduzir a carga viral a níveis indetectáveis — o que também impede a transmissão do vírus, conceito conhecido como “Indetectável = Intransmissível (I=I)”.
Mesmo com esses progressos, a prevenção continua sendo fundamental. O uso de preservativos, a testagem regular, a profilaxia pós-exposição (PEP) e a profilaxia pré-exposição (PrEP) são formas eficazes de se proteger. Além disso, informar e acolher sem julgamentos é essencial para construir uma sociedade mais justa e livre do estigma.
Neste dia, reforçamos a importância da empatia, da responsabilidade e do acesso à saúde. Combater a AIDS é um compromisso coletivo, que envolve consciência, prevenção e apoio a todas as pessoas afetadas pela doença.
Religião Hoje, sexta-feira (12), celebra o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Homenagem Hoje, quinta-feira(11), celebra o Dia do Engenheiro
Homenagem Hoje, quarta-feira (10), celebra o Dia do Palhaço Mín. 21° Máx. 34°